A 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul será ambiente, ao final da tarde deste sábado, para atividade de aproximação, integração e congraçamento entre autores. Convergência Literária é o nome do ato, que, na prática, a partir das 18 horas, na praça, constitui um encontro de escritores promovido e motivado pelo time da editora Vírtua, de Caxias do Sul.
Uma vez que durante a tarde de sábado vários dos autores no catálogo da editora estarão em sessões de autógrafos na Praça Getúlio Vargas, em diferentes horários, o bate-papo do final do dia constitui uma espécie de hap-py hour regada a letras.
Publicidade
Conforme Rafael Augusto Machado, proprietário da Vírtua, a Convergência Literária reunirá autores de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Lajeado e Caxias do Sul. Eles debaterão principalmente os desafios da literatura na era digital. O lema, reforça Rafael, é “Todas as letras levam aos livros”, e a iniciativa visa destacar o significativo volume de produção dos autores locais, mesmo em meio aos rápidos e constantes avanços tecnológicos no segmento das comunicações eletrônicas.
Além da presença dos escritores do catálogo da Vírtua, organizadora, o encontro estará aberto a que outros autores, da cidade, da região ou de fora dela, igualmente possam acompanhar as reflexões ou contribuir com ponderações. O mesmo vale para os leitoes que estiverem pela praça ao final da tarde. Tende a ser uma oportunidade valiosa para analisar, em grande grupo, o momento da retomada dos eventos literários após a pandemia, o que esta edição da feira concretiza.
O encontro de escritores denominado Convergência Literária envolverá mais diretamente 13 autores vinculados à editora Vírtua. De Santa Cruz do Sul, estarão presentes os autores Dulci Alma Hohgraefe, Mauro Ulrich, Roni Ferreira Nunes, Edison Botelho e Marcio Vinícius Scheibler, bem como a revisora Ligia Hertzer. Representando Rio Pardo estará o autor Júlio Frederico Voese. Já Venâncio Aires estará representada pelos autores Jair Luiz Pereira, Vitor Vogt, Ana Julia Riedel e Rosmeri Menzel. Lajeado será representada por Graziela C. Ely. E o poeta Leandro Angonese, de Caxias do Sul, fecha o time de participantes. O evento contará com a mediação do jornalista santa-cruzense Rafael Augusto Machado, proprietário da Vírtua.
Publicidade
LEIA MAIS: A vez de Milton Rauber em Santa Cruz
Na ocasião, antecipa Rafael, os escritores falarão sobre suas produções e sobre os desafios de fazer literatura impressa em tempos de domínio das redes sociais e de publicações eletrônicas. O público poderá participar fazendo perguntas aos autores ou dando depoimentos sobre suas experiências com a leitura.
A relação completa de todos os autores que estarão autografando no sábado e no domingo pode ser conferida na página 22 desta edição da Gazeta do Sul.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.