A Agenda 2020 – movimento que reune gaúchos de diversos setores para buscar melhorias para o Estado – chegou a Santa Cruz do Sul em um evento realizado na manhã desta terça-feira, 21. O encontro ocorreu no espaço da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), no Parque da Oktoberfest, e contou com a presença de autoridades locais. Esta foi a oitava reunião da série Desafios das Cidades, iniciativa que tem discutido nos municípios suas potencialidades e deficiências e, a partir disso, apontando possíveis caminhos a serem percorridos a médio e a longo prazo.
O sistema de análise da Agenda 2020 é elaborado em forma de “sinaleira”: os itens em verde estão positivos no município analisado, enquanto que os amarelos exigem atenção. Os vermelhos, por sua vez, indicam pontos precários da cidade. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, foram apontados quatro sinais verdes, quatro amarelos e cinco vermelhos no esquema. Itens como o PIB per capita e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries do Ensino Fundamental foram apontados com o marcador verde. Já pontos como Número de Homicídios e Taxa de Coleta e Tratamento de Esgoto aparecem com o sinal vermelho.
Evento foi realizado no Espaço Assemp
Foto: Leandro Duarte/Divulgação
Publicidade
Assim como no encontro de Santa Maria, em Santa Cruz houve uma pesquisa online respondida pelos convidados antes do início das apresentações. As questões foram sobre Educação, Saúde e Saneamento Básico e procuraram saber a percepção da sociedade sobre temas que a atingem de maneira direta todos os dias.
Representantes do poder público, entidades empresariais, lideranças do setor de educação, entre outros, formaram o público que discutiu o caminho percorrido por Santa Cruz até aqui – refletido nos números – e o que deve ser feito para a correção dos itens indicados como negativos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS DADOS DE SANTA CRUZ
APRESENTADOS NO EVENTO
Publicidade
This website uses cookies.