Categories: Educação

Encontro da AABB reúne mais de 400 crianças

Os uniformes em tons de azul e amarelo do programa AABB Comunidade coloriram a sede da associação em Santa Cruz no dia de ontem. No total, 13 das 20 delegações do projeto estiveram presentes para o 1º Encontro Estadual de Educandos do Programa AABB Comunidade. De acordo com a orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coordenadora do projeto, Lisandra Faccin, foram mais de 420 crianças acompanhadas de seus coordenadores.

Em Santa Cruz, o programa está presente há 20 anos e hoje atende 300 estudantes de escolas públicas em turno inverso ao da escola, oferecendo atividades esportivas e recreativas. Para Lisandra, a reunião é especial. “É um momento de troca com outros municípios e de consolidação do projeto na comunidade”, ressaltou.

A programação do encontro começou cedo, com recepção das delegações e café da manhã por volta das 8 horas. Em seguida, uma cerimônia marcou a abertura oficial e o dia seguiu com diversas atividades recreativas, jogos e oficinas. Vindas de Santa Maria, as colegas Juliana, Maria Luiza, Carla Tainá e Emanuelle estavam visitando Santa Cruz pela primeira vez. Para as pequenas, um dos momentos mais legais do dia foi a oficina de mandalas confeccionadas a partir de bandeijas de pizza recicladas. Para decorar, missangas, lápis de cor, tesoura e muita criatividade. “Também gostamos muito dos brinquedos infláveis e da pracinha. Foi tudo muito legal e a gente gostaria muito de voltar”, disse Maria. Quanto ao projeto, do qual participam duas vezes por semana, no turno inverso à escola, a opinião do grupo é unânime quanto à parte predileta: as aulas de dança.

Publicidade

Para a coordenadora do programa em Tapejara, Elisangela Merotto, o encontro foi uma oportunidade de trocar ideias e experiências com outros professores, além de proporcionar às crianças um dia de diversão. Com ela, vieram mais três educadores e 22 das 200 crianças que participam do programa no município. A parte que mais gostaram foi a participação dos Chacais, time de futebol americano de Santa Cruz, que deu uma aula de flag para os alunos. A modalidade é geralmente jogada por mulheres e troca o contato físico pelo desafio de tirar um pano da cintura da adversária para parar a jogada.

Além de praticarem o flag, futebol, vôlei e mini-vôlei – o último ministrado por uma equipe do Colégio Mauá –, as crianças também puderam desfrutar de jogos eletrônicos, brinquedos infláveis, oficinas de xadrez e poesia e recreação. Após o lanche da tarde, as delegações se dirigiram até o Parque da Oktoberfest, de onde seguiram em desfile até a Praça Getúlio Vargas para tomar sorvete. A caminhada foi conduzida pela banda marcial em meia pista até o Palacinho, na Praça da Bandeira, onde foi tirada uma foto coletiva. Em seguida, foram pela calçada ao longo da Marechal Floriano. A cerimônia de encerramento aconteceu às 19 horas, com jantar de integração e premiações.


Oficinas e brincadeiras marcaram a programação do encontro

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.