ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Enchentes: por que o Rio Grande do Sul é tão atingido por esse tipo de evento climático?

Registro da enchente em Rio Pardinho

As chuvas deste início de maio provocaram as maiores enchentes da história do Rio Grande do Sul. O grande volume de água que atinge 385 cidades – 77% dos municípios gaúchos -, vem deixando bairros inteiros submersos e provocando a evacuação da população de áreas de risco para abrigos públicos. Mais de 200 mil pessoas estão fora de suas casas – 153,8 mil estão desalojadas e outras 47,6 mil estão em abrigos públicos; 134 estão desaparecidas e 85 morreram em decorrência da tragédia, já considerada a maior vivida pelo Estado.

Ao todo, são mais de 1 milhão de afetados, segundo o último balanço da Defesa Civil, divulgado na tarde desta segunda-feira, 6. Os números superam os do ano de 1941, quando as cidades gaúchas também foram atingidas por uma cheia histórica. Mas por que o Rio Grande do Sul é tão afetado por esse tipo de evento climático?

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires inicia segunda etapa de trabalhos pós-enchentes

Publicidade

É que o Estado fica em uma região onde acontece o encontro entre sistemas polares e tropicais – ar quente e ar frio -, que faz do Estado um berço para fenômenos climáticos. Mas os especialistas alertam também que as particularidades da região são potencializadas por outros dois fatores: o El Niño, fenômeno vigente desde meados de 2023, que contribui para o aumento das temperaturas do planeta; e também as mudanças climáticas, provocadas pelo aquecimento global, e que vem tornando esses eventos mais frequentes com o passar do tempo.

Segundo um levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o número de dias com extremos de precipitação (acima de 50 milímetros) aumentou em Porto Alegre a cada década desde os anos 1960. Foram 29 dias, entre 1961 e 1970; 44 dias em 2001 e 66 dias entre 2011 e 2020.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta