Regional

Enchentes elevam perdas e trazem alerta à região

Os cenários de caos e destruição deixados pelas cheias dos rios parecem ter se tornado rotina na região. Além das enchentes nos rios Jacuí, Pardo e Taquari, que provocam transtornos em vários municípios, há problemas causados pelos temporais e a queda de granizo. Com níveis ainda em elevação e moradores sendo retirados de regiões alagadas, as autoridades acompanham com preocupação a previsão de mais chuva para a região nos próximos dias.

Ainda sob vigência do decreto de calamidade pública emitido em setembro, também em função da enchente que destruiu Vila Mariante, o prefeito Jarbas da Rosa assinou agora um decreto de situação de emergência pública, pelo mesmo motivo. Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, o documento objetiva ampliar a busca por recursos junto aos governos estadual e federal para recuperação das infraestruturas e suporte às famílias que novamente tiveram perdas materiais.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires decreta situação de emergência pública por conta de nova enchente

Publicidade

Além disso, a intenção é que o governo federal postergue o prazo para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que terminaria em dezembro, aos atingidos pela calamidade de setembro passado. “Praticamente todos os moradores de Vila Mariante que tiveram perdas antes, tiveram novamente agora, então buscamos ampará-los mais uma vez”, afirma a secretária. Mais de 150 pessoas foram abrigadas no ginásio de esportes de Linha Mangueirão devido à impossibilidade de chegar à casa de parentes. A Defesa Civil do município orienta que elas aguardem para retornar a suas casas.

Já em Rio Pardo, as mesmas regiões que haviam sido alagadas em setembro voltaram a apresentar problema, com destaque para Várzea do Camargo, Travessa do Camargo e Vila Nova. Segundo a coordenadora da Defesa Civil local, Andreia Moreira, desde a manhã de domingo, 28 pessoas já foram removidas, totalizando nove famílias. Destas, duas estão desabrigadas (transferidas para abrigo público) e foram instaladas no Ginásio Municipal Paulo César de Castro. O Rio Jacuí segue com tendência de elevação e já alcança os 15,86 metros na jusante da Barragem do Anel de Dom Marco, 8,86 acima do nível normal.

LEIA TAMBÉM: Novembro já é o segundo mês mais chuvoso dos últimos quatro anos em Santa Cruz

Publicidade

Outro município atingido foi Gramado Xavier, que enfrentou forte temporal com ocorrência de queda de granizo e enxurradas no fim de semana. De acordo com o responsável pela Defesa Civil local, Edson Müller, o trabalho de campo para levantar os dados sobre prejuízos está em curso. A expectativa é de que o decreto de situação de emergência seja assinado nesta terça-feira, 21, pelo prefeito José Marcelo Laufer. As localidades mais afetadas foram Linha Costa do Rio, Pinhal São Francisco, Linha São José e Banhado Grande. O Município começará nesta segunda a distribuir cerca de 2 mil telhas para as residências atingidas.

Vem mais chuva por aí

Depois de um início de semana com sol e calor, o que facilitou o trabalho de auxílio aos atingidos pelas cheias e limpeza das residências onde a água já baixou, a previsão é de mais chuva para o Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, na quarta-feira uma frente fria chegará pelas regiões Oeste e Sul e se deslocará pelo Estado ao longo do dia, trazendo chuvas generalizadas. Há risco de temporais isolados e acumulados entre 50 e 100 milímetros. Na quinta-feira essa instabilidade deve se concentrar na Metade Norte, mas o tempo melhora a partir da tarde.

Com o Rio Jacuí mais de oito metros acima do nível normal, a água já se aproxima da pista na Avenida Perimetral, em Rio Pardo | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.