Pouco mais de um mês após as catastróficas enchentes no Vale do Taquari, a cidade de Taió, em Santa Catarina, também vive uma situação grave devido às chuvas. No município localizado a cerca de 150 quilômetros de Florianópolis, na região do Alto Vale do Itajaí, o Rio Itajaí do Oeste superou a cota de 12 metros na madrugada desta segunda-feira, 9. A água chegou até o segundo piso de diversas casas e prédios da localidade, que também é cortada pelo Rio Taió.
Desde a sexta-feira, 6, a estação da Epagri-Ciram em Taió registrava 230 milímetros de chuva. Nos últimos 15 dias, o volume já chega a 500 milímetros em alguns pontos. O nível dos rios segue subindo, com risco de atingir marcas maiores do que 1983, quando ocorreu a maior enchente da história do município. Segundo a prefeitura, a cheia na madrugada desta segunda-feira superou um episódio registrado em 2011.
LEIA TAMBÉM: Após identificação de corpo, chega a 51 o número de mortos nas enchentes de setembro
Publicidade
Os Bombeiros utilizam botes para o resgate de pessoas ilhadas ou que estavam em casas inundadas. Em uma barragem, a oeste do centro da cidade, o nível do rio chegou a 25,62 metros na montante. Desde domingo a situação já era grave no município, mas piorou entre o final da noite e o começo da madrugada de segunda, devido a uma segunda onda de chuva intensa. O prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen, publicou um vídeo nas redes sociais informando que estava em contato com a Defesa Civil Estadual e pede ajuda ao Exército.
Com informações da MetSul
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!