Cultura e Lazer

Encanto do Carnaval toma conta da Rua Marechal Floriano neste sábado

A Rua Marechal Floriano vai se transformar em uma avenida do samba na noite deste sábado, 17. Mesmo que o Carnaval já tenha sido encerrado em partes do País, os foliões terão mais uma oportunidade para se divertir em Santa Cruz do Sul, com os desfiles das cinco escolas carnavalescas. A programação inicia-se às 20h30, na Praça da Bandeira. Logo depois, às 21 horas, a primeira agremiação pisará na passarela.

A atração faz parte do Santa Folia, que se iniciou com o Bailinho da Borges e o Carnaelétrico. Neste sábado, as escolas encerram a programação de Carnaval da cidade. A primeira entidade a pisar na avenida será a Império da Zona Norte; em seguida vêm a Unidos de Santa Cruz, Acadêmicos do União, Imperadores do Ritmo; e fechando os desfiles já na madrugada de domingo, a Imperatriz do Sol.

LEIA MAIS: Desfile das escolas de samba altera trânsito em Santa Cruz

Publicidade

A largada vai ocorrer na esquina da Marechal Floriano com a 28 de Setembro, com término das apresentações na Rua Tiradentes, na altura do União Corinthians. A expectativa é de que um grande público acompanhe os desfiles. “Todas as escolas estão trabalhando para fazer uma linda festa, com qualidade, inovações e melhorias”, disse o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz (Aecscs), Cristiano Calixto, que também é presidente da Imperatriz do Sol.

Uma das novidades é a volta da competição entre as escolas, após oito anos, e o uso de carros alegóricos. Para isso, a Império da Zona Norte, Unidos de Santa Cruz, Acadêmicos do União e a Imperatriz do Sol montaram suas alegorias  em um dos pavilhões do Parque da Oktoberfest, sob a coordenação do cenógrafo Sérgio Ávila.  

A Imperadores do Ritmo produziu seu material no pavilhão 3. É a primeira vez que estruturas dos desfiles da Oktober serão usadas pelas entidades. Além disso, as alegorias serão puxadas por tratores. Também será destaque a corte do Santa Folia, formada pela rainha Marciele Daiane da Silva, pelo rei momo Alan Schmidt e pelas princesas Tassiani Mitiele da Silva e Andreia Pereira Marques da Silva.

Publicidade

Apuração do resultado vai ser neste domingo

Com a volta dos desfiles competitivos, os integrantes das agremiações e suas torcidas voltam a sentir o nervosismo da divulgação das notas dos jurados. Conforme a Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, a apuração inicia-se às 17 horas deste domingo, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. 


LEIA TAMBÉM: Encruzilhada terá tradicional Bumba Meu Boi neste sábado

Na noite do desfile, cada escola de samba terá 55 minutos para passar pela avenida, sendo 40 minutos o tempo mínimo. Também ficou definido o prazo de 15 minutos de tolerância para cada agremiação iniciar a sua apresentação, entre um desfile e outro. Quatro jurados irão avaliar oito quesitos: samba-enredo, bateria, tema-enredo e harmonia. 

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, com a previsão de tempo firme, este será o grande momento da folia em Santa Cruz do Sul. “Teremos novamente uma disputa valendo título, com toda a estrutura que envolve uma passarela do samba. É a consolidação da retomada do Carnaval”, ressaltou Corá.

Adereços: as agremiações prometem encantar o público com belas fantasias e alegorias | Foto: Alencar da Rosa

O que o público vai ver na Floriano

As cinco escolas de samba vão levar temas-enredo destacando a cultura local, mas também falarão de assuntos pertinentes à sociedade. A Império da Zona Norte vai apresentar na Rua Marechal Floriano a temática voltada ao Bicentenário da imigração alemã no Brasil, que será comemorado em 25 de julho. Segunda agremiação a pisar na avenida, a Unidos de Santa Cruz levará às ruas uma lenda africana da magia do Baobá, a árvore da vida e sua ancestralidade.

LEIA TAMBÉM: Embaixadores do Ritmo é a campeã do Carnaval de Rio Pardo

Publicidade

A Acadêmicos do União, com a alegria do Carnaval, vai explorar uma viagem pelos sete pecados capitais. Logo depois, a Imperadores do Ritmo vai retratar o movimento sindical no Brasil e terá como gancho atos de coragem que marcaram a formação e história do País. Para fechar a avenida, a Imperatriz do Sol leva ao samba o futebol, com uma homenagem à Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). 

Alterações no trânsito

Em virtude dos desfiles carnavalescos, os motoristas precisam ficar atentos às mudanças no trânsito. Na manhã deste sábado, vão estar bloqueados o acesso à Borges de Medeiros pela Tenente Coronel Brito e o trecho da Marechal Floriano, esquina com a Borges. Alguns pontos já sofreram alterações na noite dessa sexta-feira para montagem da estrutura.

Para a grande noite, quando ocorrerá o evento, mais ruas de acesso à Floriano serão bloqueadas, a partir das 18h30. As ruas de entroncamento com a Tenente Coronel Brito serão trancadas. São elas: Tiradentes, 7 de Setembro, Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos. Já pela Rua Marechal Deodoro, estarão fechadas a 7 de Setembro e 28 de Setembro. As esquinas das ruas Senador Pinheiro Machado e Ramiro Barcelos com a Marechal Floriano também terão acesso interrompido. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Comissão apresenta ações do bicentenário de imigração

Transmissão ao vivo

Quem quiser acompanhar o desfile de Carnaval de Santa Cruz, mas não puder comparecer ao evento, poderá conferir a transmissão ao vivo da Gazeta Grupo de Comunicações, a partir das 20h30. A jornada será na Rádio Gazeta FM 107,9 e no Portal Gaz. Em vídeo, será possível acompanhar pelo YouTube do Portal Gaz. O serviço contará com repórteres e comunicadores que irão levar ao público tudo o que estará acontecendo na Rua Marechal Floriano.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.