O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) contará com um representante de Santa Cruz do Sul. A invernada adulta do CTG Tropeiros da Amizade garantiu uma vaga na Força B, a partir da etapa classificatória realizada no final de agosto. A 2ª Inter-Regional ocorreu em Cacequi. O evento reuniu competidores de diversas regiões em busca de uma vaga para a final que acontece em novembro, em Santa Cruz.
Após a classificação, o sentimento por parte da entidade é de alívio, alegria e orgulho. “É o reconhecimento de muita dedicação e trabalho árduo, também um momento de comemoração da entidade e da invernada”, afirma a patroa Rosemara Paz da Silva. Conforme Rose, a sensação de ver o esforço sendo recompensado é gratificante. “Temos a honra de ser a única entidade de Santa Cruz participando do evento. Este ano, teremos filhos da terra do Enart defendendo sua casa”, enfatiza.
LEIA TAMBÉM: Sessão desta terça-feira abre ciclo sobre inclusão
Publicidade
A última vez em que o CTG Tropeiros garantiu uma vaga foi em 2012, conforme a memória dos associados, patronagens anteriores e dançarinos. Segundo Rose, a não classificação nos últimos anos se deve a diversos fatores, entre eles as obrigações cotidianas dos participantes da invernada adulta, os altos custos para indumentárias e a escassez de patrocinadores.
Da 5ª Região Tradicionalista, também garantiram vaga na Força B do Enart o CTG Lanceiros do Sul, de Cachoeira do Sul; CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária; e CTG Sinuelo da Liberdade, de Encruzilhada do Sul. Na Força A, o CTG Candeeiro da Amizade está classificado para a final.
LEIA TAMBÉM: Obra de concessionária de energia elétrica afeta abastecimento de água em três bairros
Publicidade
A invernada adulta do CTG Tropeiros da Amizade iniciou a preparação em busca de uma vaga no Enart em fevereiro, com ensaios aos sábados. No momento, os 21 dançarinos se encontram nas quintas-feiras, entre o fim da noite e o começo da madrugada. Se possível, os participantes também fazem ensaios extras aos finais de semana.
Como tema de sua apresentação, o grupo optou pela música Luzeiros da Alma, de Joca Martins. A canção está diretamente ligada ao nome do CTG. “Ela foi escolhida porque fala sobre os tropeiros que faziam suas jornadas, sempre com a esperança de tudo dar certo”, explica Rosemara Silva.
LEIA TAMBÉM: Chegada da centelha crioula abre os festejos farroupilhas em Rio Pardo
Publicidade
O CTG possui sede no Bairro Senai, na Rua Princesa Isabel, 357. A entidade foi fundada em 1956, sendo o primeiro CTG de Santa Cruz com o tradicionalismo firmado no local. A sede recebe todos os eventos da entidade, assim como os ensaios da invernada. Com o tempo, o galpão se tornou rodeado por vizinhos. A entidade considera a povoação no entorno como um presente, mas o barulho dos bailes e ensaios tem causado reclamações pontuais. “A falta de recursos para instalação de um isolamento acústico impede a realização de ensaios na nossa sede”, afirma Rose. Em razão disso, a invernada procura um novo lugar para ensaiar.
Com a proximidade do Enart, o grupo deve intensificar os encontros. “Precisamos de um local, para podermos disputar de igual para igual com outras entidades e defender nossa terra com grandeza”, salienta. Caso haja um espaço disponível aos dançarinos, o contato com a invernada deve ser feito através do telefone (51) 99993 7310, diretamente com o capataz Leonardo Gassen.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.