Cinco meses de preparação separam os primeiros ensaios da invernada adulta do CTG Sentinelas do Pago, de Marau, da 7ª Região Tradicionalista, do grande momento de apresentação da coreografia. A noite de sábado, 25, está marcada no calendário e nos pensamentos de cada um deles como a hora de homenagear o maior payador gaúcho durante o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A 36ª edição do evento acontece de sexta-feira, 24, a domingo, 26, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
No tablado montado no Ginásio Poliesportivo, aos olhares atentos de jurados e do público, o Sentinelas do Pago quer fazer bonito. Para a apresentação deste ano, vão homenagear Jayme Caetano Braun, poeta, payador e radialista, nascido em janeiro de 1924 no município de Bossoroca, na região das Missões. E a proposta é fugir do tradicional. “No tablado será apresentada a história desta importante personalidade gaúcha, não somente nas coreografias de entrada e saída, mas durante todo o espetáculo”, explicou a coordenadora artística do grupo, Adriana Vedana Brocco.
A coreografia foi apresentada à comunidade de Marau na última quarta-feira, 15, durante pré-estreia, e encantou os presentes. “Foi lindo, mais de 600 pessoas compareceram”, contou Adriana. O objetivo, é claro, é passar para a finalíssima no domingo. Mas, mais do que isso, o Sentinelas quer demonstrar o empenho e dedicação aplicados nos incansáveis ensaios diários, realizados desde junho. “Queremos apresentar o trabalho que vem sendo realizado incansavelmente pelos dançarinos, instrutores, coreógrafo, da melhor forma possível, para que o público presente saiba um pouco da nossa trajetória e também sinta a emoção que é estar neste evento tão significativo para as entidades tradicionalistas.”
Publicidade
Esta não será a primeira vez do Sentinelas no tablado do maior encontro de arte e tradição gaúcha. Desde 2017 o grupo participa consecutivamente do Enart. Naquele ano, dançaram pela força B. Já em 2018, passaram a integrar a força A, onde seguem desde então. No ano passado, conquistaram o 7º lugar na finalíssima – e a boa colocação deu ainda mais força para 2023. “As danças tradicionais estão sendo preparadas e ensaiadas há mais de dois anos. Temos um grupo muito forte, dedicado e que tem o desejo de apresentar o seu melhor”, destacou a coordenadora artística.
O grupo, formado por 33 dançarinos, busca honrar os 58 anos de história da entidade, que tem sede a pouco mais de 200 quilômetros de Santa Cruz. Esse trajeto será percorrido ainda na quinta-feira, 23, quando devem se instalar no Retiro Loyola, alojamento que os recebe pelo segundo ano durante o Enart. “Um local maravilhoso, em todos os sentidos, com uma recepção e estadia sem igual. Aliás, toda a cidade de Santa Cruz tem uma hospitalidade incrível”, comentou Adriana.
Os Sentinelas do Pago integram o bloco 5 da Força A. Serão os primeiros a se apresentar na noite de sábado, seguidos pelo CTG Carreteiros do Sul (Pelotas – 26ª RT), CTG Farroupilha (Rio Grande – 6ª RT), CTG Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (Alegrete – 4ª RT), CPF Piá do Sul (Santa Maria – 13ª RT), CTG Galpão Crioulo (Caxias do Sul – 25ª RT), PTG Bocal de Prata (Osório – 23ª RT), e CTG Chaleira Preta (Venâncio Aires – 24ª RT).
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.