ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Enart 2023: Sentinelas do Pago homenageará o maior payador gaúcho

CTG Sentinelas do Pago - Enart 2023

CTG Sentinelas do Pago se apresenta na noite de sábado no Enart | Foto: Arquivo Pessoal

Cinco meses de preparação separam os primeiros ensaios da invernada adulta do CTG Sentinelas do Pago, de Marau, da 7ª Região Tradicionalista, do grande momento de apresentação da coreografia. A noite de sábado, 25, está marcada no calendário e nos pensamentos de cada um deles como a hora de homenagear o maior payador gaúcho durante o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A 36ª edição do evento acontece de sexta-feira, 24, a domingo, 26, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

No tablado montado no Ginásio Poliesportivo, aos olhares atentos de jurados e do público, o Sentinelas do Pago quer fazer bonito. Para a apresentação deste ano, vão homenagear Jayme Caetano Braun, poeta, payador e radialista, nascido em janeiro de 1924 no município de Bossoroca, na região das Missões. E a proposta é fugir do tradicional. “No tablado será apresentada a história desta importante personalidade gaúcha, não somente nas coreografias de entrada e saída, mas durante todo o espetáculo”, explicou a coordenadora artística do grupo, Adriana Vedana Brocco.

LEIA TAMBÉM

Publicidade

A coreografia foi apresentada à comunidade de Marau na última quarta-feira, 15, durante pré-estreia, e encantou os presentes. “Foi lindo, mais de 600 pessoas compareceram”, contou Adriana. O objetivo, é claro, é passar para a finalíssima no domingo. Mas, mais do que isso, o Sentinelas quer demonstrar o empenho e dedicação aplicados nos incansáveis ensaios diários, realizados desde junho. “Queremos apresentar o trabalho que vem sendo realizado incansavelmente pelos dançarinos, instrutores, coreógrafo, da melhor forma possível, para que o público presente saiba um pouco da nossa trajetória e também sinta a emoção que é estar neste evento tão significativo para as entidades tradicionalistas.”

Publicidade

A evolução do Sentinelas do Pago

Esta não será a primeira vez do Sentinelas no tablado do maior encontro de arte e tradição gaúcha. Desde 2017 o grupo participa consecutivamente do Enart. Naquele ano, dançaram pela força B. Já em 2018, passaram a integrar a força A, onde seguem desde então. No ano passado, conquistaram o 7º lugar na finalíssima – e a boa colocação deu ainda mais força para 2023. “As danças tradicionais estão sendo preparadas e ensaiadas há mais de dois anos. Temos um grupo muito forte, dedicado e que tem o desejo de apresentar o seu melhor”, destacou a coordenadora artística.

LEIA TAMBÉM

O grupo, formado por 33 dançarinos, busca honrar os 58 anos de história da entidade, que tem sede a pouco mais de 200 quilômetros de Santa Cruz. Esse trajeto será percorrido ainda na quinta-feira, 23, quando devem se instalar no Retiro Loyola, alojamento que os recebe pelo segundo ano durante o Enart. “Um local maravilhoso, em todos os sentidos, com uma recepção e estadia sem igual. Aliás, toda a cidade de Santa Cruz tem uma hospitalidade incrível”, comentou Adriana.

O bloco 5

Publicidade

Os Sentinelas do Pago integram o bloco 5 da Força A. Serão os primeiros a se apresentar na noite de sábado, seguidos pelo CTG Carreteiros do Sul (Pelotas – 26ª RT), CTG Farroupilha (Rio Grande – 6ª RT), CTG Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (Alegrete – 4ª RT), CPF Piá do Sul (Santa Maria – 13ª RT), CTG Galpão Crioulo (Caxias do Sul – 25ª RT), PTG Bocal de Prata (Osório – 23ª RT), e CTG Chaleira Preta (Venâncio Aires – 24ª RT).

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta