ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Enart 2023: Independência Gaúcha sonha em chegar à finalíssima neste ano

É dentro do “galpão”, no Bairro Novo Esteio, praticamente ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, que a invernada adulta do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Independência Gaúcha está se preparando para a 36ª edição do Festival de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A fase final da competição vai acontecer entre os dias 24 e 26 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Os ensaios acontecem com foco no Enart desde março, mas se intensificaram após a inter-regional, disputada em Capão da Canoa, em setembro. Ao longo do ano ainda, o grupo, que tem como instrutor Emerson Ribeiro, participaram de rodeios e apresentações na própria entidade, principalmente durante a Semana Farroupilha. Agora, os ensaios acontecem até quatro vezes na semana.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Enart volta a oferecer ingresso solidário; veja valor

Publicidade

A expectativa do grupo, segundo o patrão do CTG Independência Gaúcha, Adenilso dos Santos Krupinski, é classificar para a finalíssima do Enart. Isto é, estar entre os 20 melhores do Estado e dançar no domingo. Para tanto, precisam conquistar uma das quatro vagas reservadas para o primeiro bloco, o da noite de sexta-feira. “O nosso sonho é passar para o domingo, estamos trabalhando para isso”, afirmou.

O grupo é formado por 12 pares. A faixa etária dos integrantes é bem variada, de modo que há prendas com 15 anos, como é o caso da filha de Krupinski, Andrieli, que vai dançar no Enart pela primeira vez. “É um momento importante, a consolidação da retomada das atividades. Para a gente, é uma nova chance de chegar à grande final”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Enart 2023: confira a ordem de apresentação dos grupos de Danças Tradicionais

Publicidade

Povos originários

A temática deste ano será apresentada para a comunidade de Esteio no dia 14 de novembro, na pré-estreia da invernada adulta do CTG Independência Gaúcha. De acordo com o patrão da entidade, Adenilso Santos Krupinski, serão apresentadas coreografias que vão homenagear os povos originários, os indígenas. “Vamos contar lendas como a vitória-régia”, explicou.

Quem quiser assistir ao Independência Gaúcha deve comparecer ao Ginásio Poliesportivo na noite de sexta. A equipe será o sexto grupo a dançar. O horário de apresentação não assustou a equipe. “O nosso sentimento é de que temos que fazer a nossa parte”, pontuou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Entenda o que levou o CTG Os Gaudérios a entrar com uma liminar para dançar o Enart 2023

Publicidade

O deslocamento de Esteio para Santa Cruz do Sul (144 quilômetros) será na quinta-feira, 23. O grupo vai ficar alojado em uma escola de educação infantil nas proximidades do Ginásio Poliesportivo. No entanto, segundo Krupinski, também haverá familiares e amigos acampados no Parque da Oktoberfest. “Estamos até pensando em locar mais um ônibus para levar o pessoal de apoio”, contou.

Recursos

A participação no Enart não é barato para nenhum grupo. Em virtude disso, os integrantes da invernada adulta do CTG Independência Gaúcha fizeram diversas promoções e eventos ao longo de todo o ano. Uma delas é a venda de espaços de publicidade na Quinta Galponeira, tradicional evento que acontece na entidade sempre na primeira quinta-feira do mês, para patrocinadores. “Eu sempre digo que é através do ‘docinho’ que o grupo vende que a cultura vai pra frente”, finalizou.

Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta