Cultura e Lazer

Enart 2023: Guapos do Itapuí quer quebrar jejum de 30 anos para a 30ª RT

O 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) será palco de uma homenagem aos produtores rurais e à agricultura no sábado, 25. Os responsáveis serão os dançarinos do CTG Guapos do Itapuí, de Campo Bom. Preparados e confiantes, eles irão ao tablado para tentar quebrar um jejum de 30 anos em que a 30ª Região Tradicionalista (30ª RT) não conquista o primeiro lugar na competição.

Criada em 1998, a entidade participa do Enart desde o ano seguinte à fundação, mantendo-se presente no festival ao longo dos anos. A primeira vez que usaram a indumentária primitiva foi em 2011 – o que se tornou uma marca registrada do grupo desde então. “O Guapos tem uma característica própria. A gente gosta de retratar e contar a história do Rio Grande do Sul, mas sem a parte das lutas, sem a parte das guerras, sem a parte ‘ruim da história’, vamos dizer assim. A gente tenta contar o lado bonito, o que deveria ficar, o que marcou positivamente a formação do Rio Grande do Sul, em cada personagem, em cada temática. Esse ano não é diferente”, explicou o instrutor Everton Ferreira.

LEIA TAMBÉM

As apresentações de entrada e saída, no espetáculo chamado de “Produtor Rural – Lições da Terra”, devem retratar a história dos pequenos, médios e grandes produtores gaúchos. A réplica de uma carroça do século XVIII deve ser usada na entrada, enquanto a saída promete momentos emocionantes. “A gente fala bastante de amigos e irmãos, dos trabalhadores. A saída se torna bem emocionante porque ela toca toda essa dificuldade que as pessoas líderes de família passam enfrentando o dia a dia.”

Publicidade

A expectativa é tão grande quanto a preparação de todos os detalhes. Os ensaios acontecem cinco vezes na semana, garantindo que o grupo esteja pronto para enfrentar o tablado. “O Guapos é conhecido por sempre apresentar surpresas. A gente vem com uma com uma grande surpresa na parte da coreografia, acreditamos muito em surpreender o público”, adiantou o instrutor. “A expectativa é bem positiva, temos bastante confiança.”

LEIA TAMBÉM

Em 2013, Guapos do Itapuí bateu na trave

O sonho de levar o troféu de campeão para a 30ª RT chegou perto de acontecer em 2013. O Guapos do Itapuí ficou em segundo lugar naquele ano, que consagrou o Ronda Charrua. “Estar na final já é um grande passo, mas todo ano a gente almeja chegar no domingo. E o segundo objetivo é tentar entrar entre os cinco primeiros e obviamente brigar pelo título. A 30ª região está carente disso”, comentou Ferreira.

A invernada adulta teve a formação renovada em 2020, o que garante, segundo o instrutor, uma boa base de ensaios como grupo. “A gente se dedicou muito para este ano, porque a gente quer muito trazer um título”, destacou. Ele ainda ressaltou o entrosamento da equipe de coreografia, instrução e música, que atuam há anos na entidade. “Eu e a Amanda Souza somos os instrutores. Robson Cavalheiro faz coreografias para nós desde 2009. E o responsável musical, Juliano Elói, está aqui há mais de 20 anos. Então a gente acredita muito nessa química.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM:

Alojamento fica em Vera Cruz

O grupo saiu de Campo Bom, a cerca de 175 quilômetros de Santa Cruz, na manhã desta sexta-feira, 24. Enquanto equipe de apoio e familiares ficam no acampamento no próprio Parque da Oktoberfest, os dançarinos e instrutores ficam alojados em uma escola de Vera Cruz. Eles são o quinto grupo do bloco 4; a apresentação, portanto, está marcada para o começo da noite de sábado.  

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.