Regional

Enart 2023: depois de 10 anos, Sentinela dos Pampas retorna com garra ao festival

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela dos Pampas, de Candelária, pretende voltar a fazer história no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). O evento, que inicia nesta sexta-feira, 24, e segue até domingo, 26, é a retomada da invernada adulta da Terra do Botucaraí, que está fora da final do festival desde 2013. Naquele ano, participou da Força A; um ano antes, em 2012, conquistou o quarto lugar na Força B.

De volta à final da Força B, de acordo com o instrutor do grupo, Giovani Cariolato, a missão de 2023 foi cumprida. “Começamos o trabalho em outubro do ano passado com um objetivo: estar na final deste ano. E conseguimos”, comemorou. Agora, a expectativa é fazer uma boa apresentação e honrar a dedicação de todos até aqui. “Acredito que possamos disputar uma vaga no domingo”, apostou.

LEIA TAMBÉM:

Desde junho, estão focados no desenvolvimento da proposta que será apresentada neste fim de semana. As coreografias foram elaboradas por Gilmar Rocha e Gabriel Paez. A ideia é contar a história da fundação da Redução Jesus-Maria, em 1633, em território onde hoje é Candelária. “Em nossas pesquisas, verificamos que foi o cacique quem pediu aos jesuítas que catequizassem os indígenas. Além disso, eram muito festivos e é isso que vamos mostrar’, explicou Cariolato.

Publicidade

Para tanto, os dançarinos vão utilizar elementos como tambores e bastões de ritmos, com vestimentas características dos povos originários. “E as músicas têm cânticos tupis guaranis”, sublinhou. Pelo menos 10 mil indígenas viveram na Redução Jesus-Maria. A pilcha utilizada pelos peõs será o chiripá farroupilha, enquanto as prendas vão vestir saia, camisa e casaquinho. “Até por isso a apresentação na noite desta sexta é um facilitador, devido ao clima. As pilchas são de veludo alemão, linho, lã. É bem quente”, comentou.

LEIA TAMBÉM:

A invernada adulta do Sentinela dos Pampas é composta por 15 pares bem heterogêneos, com integrantes que vieram das equipes de base (mirim e juvenil); outros mais experientes, que já participaram de edições anteriores do festival; e outras aquisições recentes. “Apesar dessa mescla, o grupo está unido, entrosado. Ensaiamos desde o último verão, fizemos uma boa programação de rodeios, com bons resultados”, pontuou.

Desde o início de novembro, os ensaios acontecem todos os dias. Ao lado de Giovani Cariolato, a esposa dele, Gisele, também é ensaiadora. Cariolato avaliou o bloco 1 como difícil. De oito grupos, passam somente quatro para a finalíssima, que será disputada no domingo. “Há pelo menos seis com grandes chances”, analisou. O Sentinela dos Pampas chegou em Santa Cruz na manhã desta sexta e está em um alojamento próximo ao Parque da Oktoberfest.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.