O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela dos Pampas, de Candelária, pretende voltar a fazer história no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). O evento, que inicia nesta sexta-feira, 24, e segue até domingo, 26, é a retomada da invernada adulta da Terra do Botucaraí, que está fora da final do festival desde 2013. Naquele ano, participou da Força A; um ano antes, em 2012, conquistou o quarto lugar na Força B.
De volta à final da Força B, de acordo com o instrutor do grupo, Giovani Cariolato, a missão de 2023 foi cumprida. “Começamos o trabalho em outubro do ano passado com um objetivo: estar na final deste ano. E conseguimos”, comemorou. Agora, a expectativa é fazer uma boa apresentação e honrar a dedicação de todos até aqui. “Acredito que possamos disputar uma vaga no domingo”, apostou.
Desde junho, estão focados no desenvolvimento da proposta que será apresentada neste fim de semana. As coreografias foram elaboradas por Gilmar Rocha e Gabriel Paez. A ideia é contar a história da fundação da Redução Jesus-Maria, em 1633, em território onde hoje é Candelária. “Em nossas pesquisas, verificamos que foi o cacique quem pediu aos jesuítas que catequizassem os indígenas. Além disso, eram muito festivos e é isso que vamos mostrar’, explicou Cariolato.
Publicidade
Para tanto, os dançarinos vão utilizar elementos como tambores e bastões de ritmos, com vestimentas características dos povos originários. “E as músicas têm cânticos tupis guaranis”, sublinhou. Pelo menos 10 mil indígenas viveram na Redução Jesus-Maria. A pilcha utilizada pelos peõs será o chiripá farroupilha, enquanto as prendas vão vestir saia, camisa e casaquinho. “Até por isso a apresentação na noite desta sexta é um facilitador, devido ao clima. As pilchas são de veludo alemão, linho, lã. É bem quente”, comentou.
A invernada adulta do Sentinela dos Pampas é composta por 15 pares bem heterogêneos, com integrantes que vieram das equipes de base (mirim e juvenil); outros mais experientes, que já participaram de edições anteriores do festival; e outras aquisições recentes. “Apesar dessa mescla, o grupo está unido, entrosado. Ensaiamos desde o último verão, fizemos uma boa programação de rodeios, com bons resultados”, pontuou.
Desde o início de novembro, os ensaios acontecem todos os dias. Ao lado de Giovani Cariolato, a esposa dele, Gisele, também é ensaiadora. Cariolato avaliou o bloco 1 como difícil. De oito grupos, passam somente quatro para a finalíssima, que será disputada no domingo. “Há pelo menos seis com grandes chances”, analisou. O Sentinela dos Pampas chegou em Santa Cruz na manhã desta sexta e está em um alojamento próximo ao Parque da Oktoberfest.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.