Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dança 🧉

Enart 2023: CTG Paixão Côrtes levará o estilo campesino ao tablado

CTG Paixão Côrtes - Caxias - Enart 2023

CTG Paixão Côrtes vem de Caxias do Sul e promete surpreender | Foto: Arquivo Pessoal

O palco do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) já recebeu inúmeras coreografias ao longo das 36 edições do evento, sentiu o toque de centenas de milhares de botas e sapatilhas. Nunca antes, no entanto, um grupo de danças campesinas se apresentou no tablado do maior festival de arte amadora da América Latina. Isso muda neste ano, com a estreia do CTG Paixão Côrtes (25ª Região Tradicionalista).

O objetivo do grupo de Caxias do Sul é apresentar o estilo campesino ao público do Enart, demonstrando a diversidade dentro da cultura gaúcha. “Presamos sempre pela nossa identidade, mas almejamos um bom resultado dentro das possibilidades do concurso”, ressaltou a coordenadora geral do CTG, Jaqueline Pereira. Segundo ela, as danças campesinas são diferentes das 19 danças tradicionais avaliadas durante o festival.

LEIA TAMBÉM

“São danças tradicionais pesquisadas e registradas nas obras do Sr. Paixão Côrtes, mas que não estão presentes nos blocos do Enart. Essas danças são apresentadas de uma forma mais ‘livre’ à interpretação e naturalidade de cada par, retratando o mais próximo possível os bailes de outrora”, explicou. Segundo ela, os figurinos também farão referência aos bailes, com modelos e cores diferentes, mas harmonizando entre si.

Publicidade

A entidade acompanha o Enart há anos, participando inclusive com concorrentes individuais. Neste ano, entretanto, aceitaram o desafio de concorrer nas danças tradicionais. “Conciliar os dois estilos, as diferenças entre eles e o comprometimento com a nossa identidade está sendo um grande desafio, que esperamos completar com êxito, dentro dos nossos objetivos”, destacou Jaqueline.

LEIA TAMBÉM

A coordenadora revelou que a apresentação não será parecida com outras já vistas. A entrada será o Xote de Roda a Moda Serrana e, como saída, vão dançar a Valsa de Mão Trocada. “O público pode esperar uma apresentação singela, rica em interpretação, naturalidade, bem focada para as danças tradicionais. Um trabalho diferente do que estão acostumados, sem alegorias, mas surpreendentemente fiel ao tema. Exaltando o legado do Sr. Paixão Côrtes, suas obras e ensinamentos, referenciando os bailes de outrora.”

Um ano agitado no Paixão Côrtes

O ritmo de ensaios tem sido intenso no CTG Paixão Côrtes, não apenas pelo Enart, mas pela participação do grupo em diversos eventos do estilo campesino. Conforme Jaqueline, a invernada se classificou entre os campeões no Festival Nacional de Arte e Tradição (Fenart), realizado no Paraná. Além disso, foram premiados no Festival Gaúcho da Serra (Fegasserra). Recentemente, em outubro, foram vice-campeões de danças campesinas no Festival Gaúcho de Danças (Fegadan).  

Publicidade

O grupo saiu de Caxias do Sul na noite dessa sexta-feira, 24, e fica no acampamento no Parque da Oktoberfest. Já em Santa Cruz do Sul, sobem ao palco do Enart no fim da tarde de sábado, 25, integrando o bloco 4. A proposta é dar visibilidade ao estilo campesino: “Como pioneiros dessa história, que é de troca de experiências, desejamos que nosso legado deixe as portas abertas para outros grupos”, finalizou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.