ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Enart 2023: com homenagem a José Mendes, o “Cancioneiro dos Pampas”, Lalau Miranda quer encantar o público

CTG Lalau Miranda

Grupo de Danças do CTG Lalau Miranda

Um dos queridinhos do público que prestigia o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) ao longo dos anos é o CTG Lalau Miranda de Passo Fundo, da 7ª Região Tradicionalista. Com histórico de premiações e homenagens a grandes ícones da cultura gaúcha, como foi em 2013 “O Gaúcho de Passo Fundo – Teixeirinha” e, em 2017, “O Rei dos Trovadores – Gildo de Freitas”, o grupo busca neste ano novamente encantar a plateia e os jurados.

E a aposta para 2023 gira em torno de uma nova homenagem. José Mendes, o “Cancioneiro dos Pampas”, foi a temática escolhida. O artista teve a carreira abreviada em 1974 em um trágico acidente. Em fevereiro de 2024 a morte dele completa 50 anos, fato que motivou a homenagem. “A partir da definição de temática, buscamos a execução do projeto buscando as parcerias necessárias para pesquisa de tecidos e modelos da época para a indumentária. Também foram compostas duas músicas especialmente para este momento, com a contribuição do músico e compositor João Lucas Cirne. As coreografias foram montadas pelo talentoso professor Alex Balaka”, conta o coordenador artístico do CTG Lalau Miranda, Fabiano Lengler.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

O CTG participa do festival desde os tempos do “Mobral”, passando pelo “Fegart” e chegando ao Enart. Desde lá, colecionou várias premiações com as coreografias de entrada e saída, musical de invernada, sendo finalista desde 2003 e várias vezes classificado entre os cinco primeiros. A melhor colocação foi em 2010, com o 4º lugar. Em 2023, quem quiser prestigiar o Lalau Miranda deverá estar no Ginásio Poliesportivo no sábado, 25, a partir das 8h20.

Publicidade

De acordo com Fabiano Lengler, a expectativa para o resultado final é a melhor possível e o público pode esperar uma apresentação rica. “Será muito musical, levando ao palco grande parte dos sucessos do homenageado. A indumentária riquíssima, contendo vários elementos artesanais, bordados à mão nos vestidos e acessórios das prendas feitos por artesãs da região, boa parte da indumentária dos peões, como palas e barbicachos, também com trabalho artesanal de artistas gaúchos.”, destaca

LEIA TAMBÉM:

O grupo de danças sairá de Passo Fundo rumo a Santa Cruz nesta quinta-feira, 23, e ficará hospedado no Hotel Aquarius, além de contar com uma estrutura de acampamento para refeições e momentos de integração dentro do parque.

Detalhes em segredo

Publicidade

Uma grande curiosidade sobre o homenageado é que o disco “Adeus Pampa Querido” e o filme “A morte não marca tempo” foram publicados após sua morte. A história desses trabalhos traz uma espécie de despedida do artista e isso também será um dos elementos explorados nas coreografias do CTG Lalau Miranda. No que diz respeito a outros detalhes, o coordenador artístico prefere manter em segredo. “O resto, é preciso que o público esteja presente para desfrutar conosco, tendo as emoções das surpresas que estão por vir e que serão mostradas no palco”, comenta.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta