Regional

Enart 2023: Campo dos Bugres vai usar dois modelos de pilcha diferentes na final do festival

Um dos grupos com tradição no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) e que volta ao palco montado no Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, entre os dias 24 e 26 de novembro, é o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Campo dos Bugres, de Caxias do Sul. Situado na Serra Gaúcha, o grupo escolheu retratar um tema bem regional no Enart deste ano: a formação do gaúcho serrano, também chamado de ítalo-gaúcho.

O instrutor da invernada adulta do Campo dos Bugres, Tomás Savaris, ressalta que a motivação para essa temática foi o comportamento típico dos italianos e dos gaúchos na região de Caxias do Sul e arredores. “As músicas foram escolhidas em cima disso, mas não são inéditas”, informou. As canções coreografadas, portanto, são dos Irmãos Bertussi e fazem parte do folclore italiano.

LEIA TAMBÉM:

Neste ano, de forma inédita, dois integrantes da invernada adulta são os responsáveis pelas coreografias de entrada e saída. A criação está a cargo de Alex Cezimbra e Camila Mocelin. E, também por esse motivo, os ensaios têm acontecido todos os dias. A apresentação no Enart será entre a tarde e a noite de sábado, no quarto bloco. “Nossa preparação está acontecendo independente disso”, afirmou.

Publicidade

O deslocamento de aproximadamente 160 quilômetros entre Caxias do Sul e Santa Cruz será feito na manhã de sexta-feira. “Vamos assistir a abertura, ver o primeiro bloco e quebrar a tensão com o palco do Enart”, brincou Savaris.

LEIA TAMBÉM:

Duas pilchas diferentes ao mesmo tempo no palco do Enart

Durante a execução das três danças tradicionais sorteadas, o CTG Campo dos Bugres terá 10 pares na sala. O número é uma escolha o instrutor Tomás Savaris, em virtude de o grupo utilizar, ao mesmo tempo, dois tipos de pilchas diferentes. “É uma estratégia estética, devido à formações”, explicou. As roupas vão representar dois tipos de gaúcho: o italiano e o serrano. Nas coreografias de entrada e saída, mais pares vão dançar.

Os dois conjuntos de pilchas são trajes atuais (bombacha para os peões e vestido para as prendas). “Nossa pesquisa remete diretamente à construção de Caxias do Sul”, contou. Os amigos e familiares dos integrantes da invernada adulta do CTG Campo dos Bugres terão a oportunidade de conferir tudo em primeira mão, na pré-estreia do grupo, a ser realizada na próxima sexta-feira, 17.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:

Finalíssima

O CTG Campo dos Bugres tem tradição em chegar à finalíssima do Enart. Em mais de uma ocasião, já alcançou o sétimo lugar – melhor colocação da entidade no festival. “Nosso objetivo é sempre o mesmo: aproveitar o momento e buscar a melhor colocação possível, estar entre os primeiros”, afirmou.

Nos últimos anos, além da colocação geral, a invernada adulta também garantiu premiações nas coreografias de entrada e saída. “Queremos fazer uma apresentação completa, que agrade principalmente o público, que motive aplausos”, comentou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.