Regional

Enart 2023: atual campeão, Rancho da Saudade vai reunir 150 dançarinos no show de abertura

Falta bem pouco para o começo do Enart e as emoções já estão à flor da pele. As expectativas aumentam no decorrer das horas, sobretudo, para o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, vencedor na modalidade Danças Tradicionais no ano passado. A responsabilidade em seguir com o troféu em mãos se traduz na expectativa do grupo em manter a tradição de acertos no festival, com grandes e memoráveis apresentações.

Os integrantes chegaram em Santa Cruz do Sul na noite dessa quinta-feira, 23. Eles sobem ao tablado do Ginásio Poliesportivo neste sábado, 24, e serão o último grupo a se apresentar no bloco da manhã, entre 11 horas e meio-dia.

LEIA TAMBÉM:

Ao todo, 42 dançarinos compõem a invernada adulta. Os Provincianos, como também é chamada a invernada adulta multicampeã, têm uma vasta trajetória de sucesso no Enart. A entidade participa do festival desde 1989, quando ainda era chamado de Festival Estadual Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart). Atualmente, o grupo é heptacampeão e promete repetir o sucesso das edições anteriores.

Publicidade

Sete Segredos de Anita

Se no ano passado, além das danças tradicionais sorteadas, o Rancho da Saudade apresentou a temática dos 50 anos do nativismo nas coreografias, na 36ª edição vai levar ao palco do Enart todas as invernadas do CTG para o show de abertura. Serão mais de 150 dançarinos e músicos mostrando que “O Rancho está em festa!”.

LEIA TAMBÉM:

A temática escolhida para este ano foi “Sete Segredos de Anita”. Nesse sentido, a pilcha será traje histórico. Uma alegoria trará um fato curioso e pouco conhecido: Anita Garibaldi foi sepultada sete vezes! “O número sete é místico. São sete as notas musicais. São sete os mistérios do terço. São sete as cores do arco-íris, as maravilhas do mundo, os pecados capitais, as virtudes, os chacras, os dias da semana, os mares. E os enterros de Anita”, comentou uma das integrantes.

Com músicas de Pirisca Grecco e Diego Müller e coreografias de Gilmar Rocha e Gabriel Paez, o Rancho da Saudade irá encenar a morte precoce de Anita Garibaldi, o lamento e desespero de Giuseppe, revelar os seus segredos, narrar a subida de uma mulher guerreira e destemida aos céus e o seu galope rumo a eternidade.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.