O Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) definiu na tarde desta terça-feira, 3, que irá pedir reajuste de 18,3% nas tarifas de ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre. Caso o percentual seja aceito, o valor da passagem irá de R$ 2,95 para R$ 3,49, conforme apurado pelo jornal Correio do Povo.
O índice será protocolado na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que fará um novo estudo para dar aval ou discordar do que foi proposto pela representação patronal. Após, o Comitê Municipal de Trânsito analisa os dados e encaminha para o prefeito José Fortunati, que define de quanto será o reajuste. O principal custo da composição da tarifa é a reposição para os trabalhadores do setor. O aumento concedido aos rodoviários foi de 8%.
O partido PSol já anunciou que vai acionar o judiciário contra o reajuste nas tarifas. A alegação é de que, como as empresas de ônibus da Capital estão na ilegalidade porque operam sem serem escolhidas via licitação, de acordo com a determinação da Constituição Federal. Em função disso, não há legitimidade para reivindicar a reposição.
Publicidade