Regional

Empresas garantem compra do tabaco estimado com cada produtor

A comissão representativa dos produtores de tabaco, formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reuniu-se nessa terça-feira, 21, e quarta-feira, 22, com 10 empresas fumageiras. O objetivo foi obter esclarecimentos e soluções sobre o atual momento de comercialização com os produtores.

Entre os acertos, ficou definido que as empresas se comprometem a comprar toda a produção estimada com o produtor integrado. Em virtude disso, as empresas que haviam anunciado o encerramento da compra, postergaram as datas. Já em relação ao preço, segundo as empresas, os valores que serão praticados ficarão dentro da tabela de cada fumageira. “Não são as notícias que gostaríamos de passar aos fumicultores, mas, nos mostra que, cada vez mais, o produtor precisa adequar a oferta à demanda”, diz a diretoria da Afubra.

LEIA TAMBÉM: SindiTabaco orienta para uso de produtos recomendados no tabaco; veja vídeo

Publicidade

SindiTabaco

No segundo dia das reuniões, nesta quarta-feira, a comissão teve reunião com o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke. Ao justificar que o SindiTabaco não participa de negociação de preço e comercialização do tabaco, o dirigente disse que sente que o sistema integrado está fragilizado. Contudo, afirmou que a solução está dos dois lados: fumicultor e empresa. “O que se precisa é, tanto a empresa quanto o produtor, buscar soluções para melhorar o sistema integrado”.

Para a Afubra, a solução está na governança do sistema integrado e que o SindiTabaco precisa fazer uma gestão sobre essa questão, junto com as empresas associadas. “Que as empresas prezem pela manutenção do sistema integrado organizado”. A entidade ainda solicitou ao SindiTabaco o apoio para que as empresas comprem todo o tabaco remanescente e dispense multas, para garantir a sustentabilidade do setor.

LEIA TAMBÉM: SindiTabaco comemora 75 anos em evento nesta segunda-feira

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.