Regional

Empresas e instituições auxiliam vítimas das enchentes no Vale do Taquari

No feriado do último dia 20, uma data em que comumente não há operação, a Lisaruth decidiu aproveitar para fazer o bem. Com o apoio de toda a equipe, que topou trabalhar de forma voluntária, a loja do Open Mall destinou todo o faturamento obtido para auxiliar as vítimas das enchentes no Vale do Taquari. Ainda não há decisão sobre como o valor arrecadado será empregado, mas a ideia é auxiliar na compra de móveis e eletrodomésticos.

De acordo com o empresário Mathias Bertram, a LisaRuth, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral (Codepin), já havia prestado auxílio às vítimas no início do mês, inclusive destacando 30 voluntários para ajudar nos mutirões. “Nós vimos a realidade de perto, o que ocorre por lá é um cenário de guerra”, conta. Com equipe completa e casa cheia durante o horário de funcionamento, a ação arrecadou mais de R$ 30 mil.

LEIA TAMBÉM: Sobe para 49 o número de mortos devido à enchente no Rio Grande do Sul

Publicidade

“Agora estamos avaliando o que será feito. Muitas pessoas ainda estão sem as suas casas e outras com muitas carências, então o que pensamos em um primeiro momento é comprar e distribuir móveis”, explica Bertram. Também está sendo considerado o auxílio para reformas e outras ações para colaborar com a reestruturação. “Temos trabalhadores que atuaram na construção do Open Mall e tiveram perdas, queremos ajudá-los, bem como alguns conhecidos nossos, além da população em geral.”

Uergs produz sabão para doar às vítimas

Ciente das necessidades da população vítima das enchentes por produtos de limpeza e também de olho na preservação do meio ambiente, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) lançou o projeto Alquimia Vital. O objetivo é produzir sabão líquido a partir de óleo de cozinha saturado e distribuir para que as pessoas utilizem na limpeza das casas e demais pertences atingidos pelas águas. Para tanto, a Uergs contou com o auxílio da comunidade na doação do óleo e também de garrafas pet para o armazenamento.

LEIA MAIS: Caixa antecipa pagamento do Bolsa Família para 97 municípios do RS nesta segunda; veja a lista

Publicidade

Conforme a professora Marta Regina Nunes, uma das responsáveis pelos trabalhos no campus de Santa Cruz, o projeto foi concebido na Incubadora Tecno Social da Uergs, sediada em Cachoeira do Sul. Os campi desse município e também de Porto Alegre, bem como o Centro da Juventude de Viamão, também colaboraram. Os insumos para a produção foram financiados pela Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, que também é parceira.

Os responsáveis por produzir o ecossabão líquido são professores voluntários e também alunos de diversos cursos de graduação. As entregas devem ocorrer na semana que vem, com logística também a cargo da Secretaria Estadual da Justiça, que fará a coleta nos campi e a distribuição aos municípios atingidos nos vales do Taquari e Rio Pardo.

Cadastramento na tarifa social da Corsan

A Corsan inicia nesta segunda-feira, 25, um mutirão de cadastramento e adesão à Tarifa Social, voltado para famílias de baixa renda dos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari. A mobilização começa por Roca Sales, uma das sete cidades incluídas no plano anunciado pelo governo do Estado, Corsan, Ministério Público e Defensoria Pública estaduais para amparar famílias na região mais impactada pelas cheias. O cadastro é obrigatório para obter descontos e isenções em programas dos governos estadual e federal.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Satélite mostra o tamanho do dano do ciclone nos Vales

A tenda itinerante da Corsan será instalada no Centro Social Urbano de Roca Sales, onde a equipe da companhia atenderá o público das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas até a próxima sexta-feira, 29.

Na semana seguinte, o posto de atendimento será montado em Lajeado, em endereço e horários a serem divulgados. Na sequência, Bom Retiro do Sul, Encantado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Arroio do Meio serão os municípios beneficiados pela ação.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.