A inovação é um dos principais caminhos a ser seguido por empreendedores que almejam se estabelecer no mercado. Um estudo do Sebrae-RS, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), de 2022, revelou que os principais retornos obtidos pelos pequenos negócios que inovaram foram a conquista de novos clientes (85%), a melhoria de processos (55,4%), o aumento das vendas (53,8%) e a fidelização dos clientes (41,3%). A pesquisa mostrou ainda que 67% dos micro e pequenos empresários almejam buscar apoio externo para inovar e 63,4% já foram em busca de ideias fora do ambiente da empresa.
Para impulsionar a inovação no setor de comércio e serviços de Santa Cruz do Sul a CDL, aderiu ao projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
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Trata-se de uma iniciativa para promover a mudança de mentalidade dos empresários participantes, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia em médio e longo prazo. A metodologia se dá por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão com startups.
O Varejo Inteligente Conecta Brasil almeja impactar, inicialmente, 900 empresas em todas as regiões do país, por meio de 30 CDLs, incluindo as entidades de capitais como São Paulo, Florianópolis, Vitória, Salvador, Porto Velho, Manaus, Recife, Goiânia e Palmas.
“Somente em 2022, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% dos quase dois milhões de postos de trabalho gerados no país. O setor de comércio e serviços corresponde a 50% desse montante de empresas, sendo que somente o segmento de serviços equivale a 30% e o comércio a 20%. Ofertar a esses empresários a oportunidade de elevar a qualidade do seu negócio por meio da inovação é crucial para o desenvolvimento econômico do país”, afirma o presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz.
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O projeto tem como proposta ajudar as micro e pequenas empresas a lidar com os desafios do negócio e atuar diretamente na transformação das pessoas que estão à frente da gestão, tornando-as capazes de praticar inovação de forma simples, promovendo resultados reais e, consequentemente, habilitando-as como embaixadoras de inovação no setor de comércio e serviços.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que as inovações exigem adaptação e capacitação dos empreendedores. “A pesquisa Desafios do Varejo, realizada pela CNDL em parceria com o Sebrae, aponta as dificuldades dos empresários em adotar novas práticas nas empresas, principalmente pela falta de recursos financeiros, além do baixo acesso a tecnologias e inovações. O projeto Varejo Inteligente atua nesse sentido, capacitando empreendedores e conectando empresas para entrarem nesse novo cenário mais competitivas. As novas tecnologias e o mundo digital desafiam o varejo a evoluir, é fundamental estarmos preparados e gerando resultados positivos para as empresas”.
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O Varejo Inteligente Conecta Brasil é a nacionalização do projeto Varejo Inteligente, criado em 2016 pela CDL/BH e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), que tem como proposta apoiar as empresas da capital mineira e Região Metropolitana no caminho rumo à inovação. A edição mineira do programa já realizou sete edições e impactou 126 empresas, 125 startups e, por meio do transbordo, impactou mais de 2.200 pessoas.
O programa será executado em quatro etapas. A primeira, chamada Foco 1, é voltada para a capacitação das CDLs. Neste processo, as entidades fizeram uma imersão para promover um alinhamento conceitual e discutir algumas práticas de inovação, com foco no trabalho da mentalidade para inovar e uso de métodos ágeis, especialmente o Design Thinking, que será a principal ferramenta do Projeto.
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Na segunda etapa, denominada Foco 2, a atenção estará voltada para as Trilhas de Conteúdo, que são eventos online pensados para iniciar uma jornada de transformação das empresas, compartilhamento de conteúdos práticos e alinhados ao momento atual dos negócios. Os temas são escolhidos de acordo com as dores e desafios mais latentes das pequenas empresas.
Na terceira etapa, chamada Foco 3, é promovida a aceleração das empresas participantes. São promovidos workshops, oficinas, consultorias individuais para as micro e pequenas empresas e conexão com startups.
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A quarta e última etapa, Foco 4, será um evento aberto ao público no modelo híbrido (presencial com transmissão online), onde são entregues os resultados do projeto, reconhecimento das CDLs, das micro e pequenas empresas e das startups mais engajadas. No momento, o Varejo Inteligente Conecta Brasil está iniciando o Foco 2. A expectativa é que até o fim de março deste ano, tenha início o Foco 3, etapa de aceleração das empresas selecionadas.
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Nos focos 3 e 4, as startups iniciam a participação no projeto e farão conexões com as empresas participantes. “Após elencar os desafios destas empresas, as startups irão se inscrever para propor soluções de inovação de acordo com a dor/desafio que possuírem aderência. Concluído o processo, haverá um workshop preparatório e um evento de conexão promovendo a interação direta entre empresas e startups”, detalha o presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz.
O Varejo Inteligente Conecta Brasil é gratuito e será realizado em 12 meses. Podem participar micro e pequenas empresas do setor de comércio e serviços, que estejam ativas na Receita Federal e Estadual, tenham sua sede e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica registrado nos estados participantes. As empresas selecionadas também devem ter faturamento anual máximo de até R$ 4,8 milhões (Micro e Pequenas Empresas).
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As inscrições e participação no projeto são gratuitas, sendo custeado pela CDL/BH e Sebrae Nacional. As inscrições estarão disponíveis no início do Foco 02, previsto para a segunda semana de fevereiro, e deverão ser realizadas pelo site:https://varejointeligentebrasil.com.br/
“Não é preciso ser associado às CDLs participantes para se inscrever no projeto. Queremos auxiliar o maior número possível de MPEs do setor de comércio e serviços de Santa Cruz. Haverá um critério de seleção de acordo com os pré-requisitos. Contudo, mesmo as empresas que não forem selecionadas poderão participar das trilhas de conteúdo e eventos de conexão”, destaca o presidente da CDL, Ricardo Fernando Bartz.
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