Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

tá na hora

Empresas devem atentar aos sintomas de ansiedade nos colaboradores, alerta psicólogo

Foto: Rodrigo Assmann

Fernando Elias José alerta sobre a importância de observar o bem-estar da equipe

A reunião-almoço Tá na Hora, da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, entrou na campanha Setembro Amarelo, que reforça a necessidade de cuidados com a saúde mental e reflexos como a ansiedade e a depressão. Assim, apresentou a palestra Mentes saudáveis, empresas lucrativas, a cargo do psicólogo e consultor Fernando Elias José.

Ele reforçou que o cenário de preocupação com esse problema é mundial, aparecendo a saúde mental como uma das três questões mais presentes. O presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), Neuri Gusson, reforçou a importância de dar atenção ao assunto, citando que o Brasil é o país com mais ansiosos no mundo. “E a ansiedade gera prejuízo para a pessoa e para as empresas”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Projeto Gerir ouviu planos dos quatro prefeituráveis

Publicidade

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, US$ 6 trilhões serão gastos com tratamentos das doenças emocionais. Para evitar chegar a esse ponto e também as consequências disso nas relações pessoais dentro do ambiente de trabalho e nos resultados das empresas, o psicólogo orienta que sejam observados os colaboradores. “Há um conjunto de fatores que atrapalha e adoece as pessoas no ambiente de trabalho”, afirmou.

Os níveis vêm em elevação, sobretudo depois de situações como a pandemia de Covid-19 e mais recentemente, no Rio Grande do Sul, a catástrofe climática deste ano. Uma das consequências, quando não observado o problema, é a síndrome de Burnout. “Em primeiro lugar, deve estar atento a como está funcionando sua empresa. Se não olha, não terá mente saudável e, consequentemente, não terá lucratividade. Deve prestar atenção nas relações pessoais”, orientou.

Esse cuidado pode vir por parte da chefia e dos colegas. Fernando indicou o questionamento sobre o bem-estar dos companheiros de trabalho, sempre que for observado algo diferente. “Sou psicólogo, mas costumo dizer que não gosto do psicologismo. É preciso ser prático e objetivo, prestar atenção nos colaboradores”, frisou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Presidente do TRE destaca a importância do ato de votar

Além do suporte, com vistas a detectar e resolver problemas de ansiedade no mercado de trabalho, Fernando orientou a adoção de medidas preventivas, com o estabelecimento de um clima mais saudável no ambiente. Gusson acrescentou que a atuação é diária com o processo de envolver o colaborador, no sentido de que possa trabalhar o seu comportamento a fim de conseguir equilíbrio, exceto as pessoas com doenças, que necessitam de tratamento específico.

A cooperativa médica disponibiliza serviço de psicologia e terapia ocupacional para clientes e, para a sociedade, plantão virtual, com expressiva atuação durante a pandemia. O Tá na Hora é patrocinado pela JTI, Unisc, Philip Morris Brasil, Gazeta Grupo de Comunicações, Universal Leaf, Unimed, BRDE e BAT.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile