Categories: Regional

Empresas de Santa Cruz adotam estratégias para prevenir o contágio

A preocupação com a pandemia do novo coronavírus tem alterado a rotina das empresas. Em Santa Cruz do Sul, nos casos em que o trabalho pode ser realizado a distância, já existe a orientação para que os funcionários permaneçam em casa. É dessa forma que o Centro de Ensino Integrado Santa Cruz (Ceisc) iniciou a semana. Cerca de 90% dos colaboradores atuam no sistema home office. Apenas as funções essencialmente presenciais foram mantidas.

A gerente de Comunicação e Marketing, Renata Druzian, se adaptava à nova rotina. Para ela, existe uma diferença perceptível. “Temos o conforto de estar em casa, poder fazer um lanchinho na nossa cozinha, receber um prestador de serviço para consertar alguma coisa. Mas há o lado negativo também, como não ter todas as plataformas da empresa no computador pessoal e não ter como resolver alguma questão de forma clara e rápida”, comentou.

Segundo ela, a comunicação remota pode gerar dificuldades de compreensão. “Os emojis ajudam a expressar o que estamos sentindo”, brincou. Renata salientou recomendações para evitar a falta de foco no ambiente caseiro. “O primeiro passo é acordar e manter a rotina. Se vestir como se fosse sair ao invés de ficar trabalhando de pijama já ajuda”, aconselhou.

Publicidade

LEIA MAIS: Coronavírus: acompanhe as últimas notícias sobre o Covid-19

Mesmo com a ameaça mundial na saúde, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda segue o mesmo: 30 de abril. No escritório contábil Elite, os clientes são agendados para que sejam atendidos um de cada vez. Os ambientes são higienizados a cada visita.

Conforme o contador Alex Rathke, por questão de segurança das informações, ficaria inviável adotar o home office na empresa. “Teríamos que fazer um investimento muito grande, fora do previsto. Se os funcionários trabalhassem em casa, ficaríamos vulneráveis em relação a um ataque cibernético, por exemplo”, observou.

Publicidade

Para oferecer maior conforto, principalmente em relação aos funcionários que são pais e mães, foi adotado um escalonamento. “A equipe está se revezando, até pela questão das crianças ficarem em casa com as aulas suspensas”, explicou Rathke.

LEIA MAIS: Tire suas dúvidas sobre o coronavírus e saiba como se prevenir

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.