A falta de moedas é um problema que afeta os comerciantes de Santa Cruz do Sul de forma recorrente. Nos últimos meses, quem atua no comércio relata que as moedas estão em falta, o que atrapalha na hora de dar o troco correto para o cliente. Para driblar esse inconveniente, algumas empresas estão criando campanhas ou ações que incentivam a troca de moedas.
No Supermercado Miller, desde o início de julho, o consumidor que levar R$ 50,00 em moedas para trocar ganha um brinde. “Para incentivar os clientes a trazerem moedas, surgiu a ideia de presenteá-los com alguma delícia produzida por nós, do nosso setor de confeitaria. Escolhemos o cupcake, que é saboroso, fácil de levar de lanche e agrada a todos”, conta a responsável pelo marketing do Supermercado Miller, Elisa Trinks.
O consumidor leva o valor em moedas, substitui por cédulas e ganha um cupcake. Se trocar R$ 100,00, ganha dois bolinhos, e assim em diante. No entanto, mesmo com essa ação, as unidades do mercado ainda estão com falta de moedas. De acordo com Elisa, a iniciava já havia sido realizada em outros momentos para incentivar a troca, mas a procura no momento ainda é tímida. “Precisamos de mais moedas para termos um ‘estoque de segurança’ para mais tempo”, conta.
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Interessados em participar da campanha podem ir até uma das quatro unidades do Miller e falar com as fiscais de caixa que realizam a troca. O contato pode ser através dos telefones de cada unidade: Centro, 2106 1350; Independência, 2106 8799; Verena 2106 0600; e Arroio Grande, 3121 0030.
O problema também afeta a Estação Rodoviária de Santa Cruz do Sul, que, desde 21 de junho, oferece uma passagem cortesia para quem fizer a substituição do dinheiro. Segundo a gerente operacional, Patrícia Schuh, a ação surgiu em uma troca de ideias que buscava uma solução para a escassez de moedas. “Vimos que em muitos lugares são oferecidos brindes para quem faz essa troca. As moedas fazem parte da economia e precisam estar em circulação”, afirma.
Para Patrícia, muitas pessoas estão guardando as moedas em cofrinhos, fazendo economia para pagar contas ou férias. “Mercados, lotéricas, a rodoviária e tantos outros segmentos precisam das moedas para trabalhar. Se não tivermos como dar o troco corretamente, vamos perder mais receitas e haverá falta de caixa”, comenta.
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Com essa ação, os consumidores podem ganhar uma passagem de ônibus cortesia. Cada R$ 50,00 em moedas trocadas dão direito a uma ida para destinos de até 50 quilômetros de distância. A iniciativa é uma parceria da Estação Rodoviária de Santa Cruz com a empresa Viação União Santa Cruz e possui passagens dentro dessa quilometragem para cidades como Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo e Candelária, entre outras. As trocas podem ser efetuadas de segunda a sexta-feira, das 7 horas até as 18 horas.
A falta de moedas no comércio não é novidade em Santa Cruz do Sul. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Bartz, quando há um momento de crise na economia, a circulação de dinheiro diminui e a falta de moedas se agrava. “Use as moedas em compras nas lojas e supermercados a fim de que esses recursos voltem a circular. Se cada um fizer sua parte, por menor que seja o valor, vai contribuir para que esse tipo de situação volte a se normalizar”, explica.
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Ainda que muitas operações financeiras já ocorram de outra forma, com as máquinas de cartão e pagamentos por Pix adotados pela maioria dos comerciantes, ainda há várias transações com dinheiro vivo. “Há comércios de bairro em que o dinheiro ainda é a única forma de pagamento, e esses tendem a se queixar mais. Outros tipos que atuam com valores quebrados, que exigem o troco, também são os que sofrem mais.”
Atualmente, a CDL estimula os comerciantes a realizarem campanhas de troca de acordo com o perfil de cada negócio. Uma das saídas é, no momento de efetuar a cobrança, perguntar ao consumidor se ele possui moedas para usar no pagamento. Isso faz com que o dinheiro guardado circule, além de oferecer benefícios como descontos nas compras em dinheiro. Também é possível buscar o troco nas redes bancárias que, mesmo limitadas em atendimento, colocam esse tipo de serviço à disposição dos lojistas.
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