O proprietário de um frigorífico e a proprietária de um mercado foram presos nesta quinta-feira, 16, em Boqueirão do Leão, durante a força-tafefa Segurança Alimentar. Eles foram foram enquadrados nos crimes de delito contra as relações de consumo e delito contra a saúde pública, respectivamente. Os agentes verificaram irregularidades como venda de produtos sem procedência, em condições impróprias ao consumo humano e fora do prazo de validade.
A operação contou com a participação de policiais civis da Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor (Decon), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, e Procon Estadual.
Somente em um dos frigoríficos inspecionados, os agentes públicos apreenderam e descartaram, aproximadamente, meia tonelada de carnes impróprias para o consumo, o que resultou na interdição do estabelecimento. Os produtos eram armazenados de forma precária, não eram submetidos à inspeção veterinária e embutidos eram produzidos de forma clandestina.
Publicidade
Em um dos mercados, os agentes apreenderam aproximadamente 2,3 toneladas de gêneros alimentícios. Os produtos estavam com prazo de validade vencido, sem procedência lícita comprovada ou indevidamente acondicionados. Também foram encontradas diversas caixas de antibióticos expostas à venda aos consumidores, algumas inclusive com prazo de validade vencido.
This website uses cookies.