Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LIÇÃO DE VIDA

Empresário diagnosticado com paralisia infantil conta como faz para superar limites

Foto: Albus Produtora

Emilio Finger, empresário diagnosticado com paralisia infantil, conta como faz para superar limites

Ao falar de sua história e dos muitos desafios que enfrentou, Finger provou que é possível transformar sonhos em realidade

Para marcar o fim das comemorações pelos 60 anos, o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) proporcionou à comunidade uma lição sobre superação. Emilio Finger, empresário gaúcho, subiu ao palco do auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na noite dessa quarta-feira, 22, para apresentar a palestra “Gestão do Coração”. Nela, narrou com detalhes sua história, marcada por desafios e conquistas.

Natural de Flores da Cunha, ele foi diagnosticado com paralisia infantil ainda bebê, aos 6 meses de vida. Na época, os médicos falavam que nunca caminharia. Suas limitações o fizeram passar os primeiros anos se arrastando. Porém, com o auxílio dos pais e de seus 14 irmãos, começou a quebrar as barreiras impostas pela doença e, aos poucos, foi incentivado a concretizar seus sonhos.

LEIA TAMBÉM: Unisc divulga a lista de aprovados para Medicina; confira

Publicidade

Passadas muitas sessões de terapia e cirurgias, o garoto surpreendeu a família quando conseguiu ficar em pé pela primeira vez, aos 7 anos de idade. Segurando em uma vassoura, vestindo seu pijama e usando uma máscara de Carnaval, Emílio permaneceu levantado por menos de um minuto.

“O que eu lembro desse dia foi o grito dos meus irmãos pedindo para eu não cair. Aos prantos, torciam para que eu andasse. Não importou o tempo que eu fiquei de pé. Nesse momento, estavam os frutos das minhas escolhas”, relembrou. “Precisamos ter paciência com as nossas escolhas, porque os nossos desejos não vão acontecer do dia para a noite. Eles demandam tempo e dedicação.”

O momento foi registrado pela família em uma fotografia, exibida no telão do auditório. A imagem, aliada à narrativa, comoveu o público. Nas fileiras, era comum ver as pessoas limpando as lágrimas enquanto escutavam atentamente o relato de Emílio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Com mercado aquecido, Santa Cruz atinge marca de 100,8 mil veículos

Depois disso, o garoto não parou mais. Passou a jogar futebol, na posição de goleiro. Foi escoteiro e mergulhador e viajou pelo mundo, conhecendo mais de 30 países. Esquiou no Vale Nevado, no Chile, foi à Itália visitar o vulcão Etna e percorreu 300 quilômetros do caminho de Santiago de Compostela. “Eu sei que tenho limitações. Só tem um jeito de saber até onde elas vão, testando, e eu faço isso todos os dias.”

Emilio Finger, empresário diagnosticado com paralisia infantil, conta como faz para superar limites
Empresário cativou e levou o público às lágrimas durante a apresentação dessa quarta-feira | Foto: Albus Produtora

Disciplina, amor e muita persistência

Com a sua história, o empresário Emilio Finger demonstrou como é possível enfrentar os desafios do dia a dia. A cada fato narrado, destacava a importância de acreditar nos seus sonhos e transformá-los em objetivos. “Quando fazemos isso, nosso cérebro começa a criar as metas para a realização”, revelou. 

Publicidade

Ao estipular suas metas, ainda jovem, ele aprendeu a força da palavra “disciplina”, que permitiu que mantivesse o foco em seu objetivo: conseguir andar. “Se perdemos o foco, ficamos à deriva e aí não sabemos a direção que estamos andando. E aí poderemos estar indo na direção contrária dos nossos sonhos e desejos.”

LEIA TAMBÉM: Horário estendido no comércio de Santa Cruz deve iniciar no dia 19 de dezembro

Mais importante ainda é a persistência. É ela, conforme o palestrante, que nos conecta aos sonhos e aos desejos e não nos deixa desistir no meio do caminho. Suas lições, em meio ao relato instigante, divertido e emocionante, cativaram o público. “Transformei a minha paralisia infantil, o meu corpo, em uma marca. E o meu nome, em uma referência. Isso é o que devemos fazer conosco, independentemente das nossas marcas e das nossas referências”, resumiu. 

Publicidade

Para o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, as palavras de Emilio tornaram o encontro uma noite única de reflexões para os lojistas. “Acreditamos que ele é a pessoa certa para nos dar mais uma injeção de ânimo para a reta final de 2023. Daqui a um mês, teremos nosso maior evento do comércio, o Natal. E tudo isso vai servir como uma preparação para os lojistas de Santa Cruz do Sul”, disse.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.