Categories: Polícia

Empresário de Santa Cruz cai em golpe do boleto falso

Um santa-cruzense perdeu R$ 947,00 em um golpe nesta semana. O empresário Paulo Simianer recebeu via e-mail um boleto bancário, que supostamente se referia a uma compra realizada por ele há cerca de um mês. Segundo ele, é comum fornecedores encaminharem as faturas por e-mail ou Correios dias após a entrega dos produtos. 

O boleto original teria sido enviado à loja logo após o recebimento dos materiais. Entretanto, Simianer acabou mandando um e-mail para o fornecedor para falar sobre uma devolução, a qual lhe daria créditos, que poderiam chegar na sequência em forma de descontos. 

Na terça-feira, 3, o homem recebeu um novo e-mail informando que o boleto anterior deveria ser desconsiderado. “O golpista ainda explicou que o boleto em anexo era o que valia porque estava com os descontos solicitados”, conta. Com os mesmos dados do documento original e a descrição dos produtos comprados, Paulo nem desconfiou que se tratava de um golpe. 

Publicidade

O empresário pagou a fatura mais recente na data de vencimento, 3 de novembro. “No banco também não desconfiaram de nada. Era uma fatura normal”, diz. O golpe só foi descoberto na tarde de quinta-feira, 5, quando a empresa fornecedora dos materiais ligou para o comerciante para cobrar a compra. 

Simianer registrou o golpe na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) ainda ontem. Antes, procurou a agência bancária onde efetuou o pagamento. “Rastrearam o boleto e descobriram que é de Curitiba”, conta. Os dados foram repassados para a polícia. A empresa fornecedora dos produtos não teria relação com o golpe e a suspeita é de que o e-mail do comerciante teria sido hackeado.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA
GAZETA DO SUL DO FIM DE SEMANA

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.