A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene na noite dessa segunda-feira, dia 25, para a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense ao empresário Celso Esperdião. A proposição foi do vereador Professor Cléber Pereira (União Brasil). A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Trevisan (PSDB) e a mesa foi composta ainda pelo vereador secretário, Raul Fritsch (Republicanos); pelo juiz Jaime Alves de Oliveira e pelo delegado Regional de Polícia Civil, Luciano Menezes. Também estiveram presentes familiares, amigos e funcionários dos empreendimentos do empresário.
O vereador proponente, Cleber Pereira, explanou a atuação de Celso Esperdião, que nasceu em Ibarama no dia 10 de fevereiro de 1968, em uma família de sete irmãos. É filho de Florentino Esperdião e Conceição da Silva Esperdião, ambos falecidos. É pai de Jonathan Moraes Esperdião e Isabella Machado Esperdião.
LEIA TAMBÉM: Técnicos de enfermagem mantém greve e farão nova mobilização nesta terça
Publicidade
Com 18 anos, Celso veio para Santa Cruz do Sul com a finalidade de trabalhar. Foi funcionário das indústrias Armada e Mercur e, ao mesmo tempo, atuava como garçom na antiga Cabana da Fenaf. Em 1987, prestou concurso público sendo aprovado para a Brigada Militar, passando a atuar na função de Soldado junto ao 23º BPM (Batalhão de Polícia Militar) na época sediado em Rio Pardo. Nesse período como militar, Celso também exercia funções de taxista e garçom.
No ano de 1992, fez novo concurso público, sendo aprovado para a Polícia Civil, no cargo de Inspetor de Polícia em delegacias deste município. Na atividade de policial civil se notabilizou pelo forte combate ao tráfico de drogas e destacada atuação na elucidação do primeiro caso de sequestro em Santa Cruz, que, em 2024, completa 30 anos.
LEIA TAMBÉM: União Brasil expulsa deputado Brazão após prisão em caso Marielle
Publicidade
Permaneceu como servidor público do estado até 1996, ano em que abriu seu próprio negócio, na época denominada de Auto Escola Celso, contando com apenas dois funcionários num prédio alugado na Avenida João Pessoa. Após, em 1997, devido ao crescimento de sua empresa, Celso mudou-se para a rua Venâncio Aires. Com o passar do tempo, optou por transferir o CFC Celso para um prédio maior na mesma rua Venâncio Aires, defronte o antigo endereço, onde se mantém até os dias de hoje. Em 2005, criou a filial do Arroio Grande, ampliando suas atividades.
No ano de 2019, adquiriu a franquia do Empório Essenza da Serra Gaúcha, abrindo loja na rua Borges de Medeiros. Já em 2020, diversificou ainda mais suas atividades, com a Casa Bella Incorporadora Ltda, que atua no ramo da construção civil. “Celso é um grande incentivador do esporte amador, tendo inclusive um campeonato da Lifasc levando o nome do seu CFC. Atualmente, os empreendimentos do Celso contam com mais de 50 funcionários, atuando nas mais variadas funções. Suas empresas, além da geração de empregos, contribuem para a arrecadação e renda ao município”, ressalta Cleber. Além disso, ainda é atuante como comentarista no programa Sala do Cafezinho, na Rádio Gazeta.
Em seu pronunciamento, Celso Esperdião, agradeceu a distinção, ressaltando que agora pode chamar a cidade “como minha Santa Cruz. Uma cidade que me acolheu tão bem e me deu todas as oportunidades”, citou.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.