A construção do Centro de Atendimento Socioeducativo da Fundação de Atendimento Socioeducativo, a Fase, em Santa Cruz do Sul, ainda não tem data para ser retomada. A obra foi paralisada em dezembro do ano passado, porque a empresa responsável, a Sial Engenharia, pediu a rescisão do contrato com o Governo do Estado.
A Rádio Gazeta FM 107,9 contatou a Sial que se manifestou em nota. A empresa afirma que “várias situações imprevisíveis levaram ao pedido, das quais se destacam a pandemia que gerou muitos afastamentos e com isso queda na produtividade, o aumento extraordinário e abrupto nos preços dos materiais de construção e o aumento no valor da mão de obra impactada pelo aumento nos alugueis, combustíveis e alimentos”.
A Sial afirma ainda que “a elevação do custo da obra gerou prejuízo gigantesco para a empresa e que não restou alternativa a não ser solicitar a rescisão após não conseguirem cumprir os compromissos com funcionários, fornecedores e terceirizados. A Rádio Gazeta também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo que disse que o processo de rescisão está sob análise do jurídico e que no momento prefere não se manifestar.
Publicidade
LEIA MAIS: Obras da Fase continuam paralisadas e sem previsão de conclusão
O titular da pasta, Mauro Hauschild, em fevereiro, afirmou que o Estado avaliava um requerimento de reequilíbrio contratual porque a empresa passava por dificuldades financeiras. Simultaneamente, a pasta também estudava a possibilidade de um processo para a contratação de uma nova construtora, caso não houvesse acordo com a Sial.
Na época, a expectativa era definir por alguma solução e retomar as obras no Bairro Esmeralda até meados de março, o que não se confirmou. Hauschild afirmou ainda que o atraso no cronograma poderia trazer consequências ao Estado. “Nós também temos a preocupação que precisamos garantir que a obra seja entregue de acordo com o cronograma do Banco Interamericano sob pena do Estado ser penalizado”, destacou. O prazo final é 31 de outubro.
Publicidade
Segundo o secretário, a obra da Fase paralisou com cerca de 60% dos trabalhos concluídos. Iniciada em fevereiro de 2020, a construção deveria ter sido concluída em abril de 2021, mas houve prorrogação. Depois de pronto, o complexo será composto por sete prédios em uma área de 4,5 mil metros quadrados localizada no fim do Corredor Zanette, no Bairro Esmeralda.
LEIA MAIS: Estado planeja retomar obra da Fase em Santa Cruz dentro dos próximos 30 dias
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade