Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

avaliação

Empresa do TecnoUnisc fica em primeiro lugar no Ranking de CleanTechs no Brasil

Foto: Bruna Lovato

Anualmente é divulgado o Ranking 100 Open Startups, que destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups. Neste ano, a meuResíduo, empresa associada ao Parque Científico Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc), ficou em primeiro lugar no Ranking, na Categoria CleanTechs. Ainda, ficou na posição 32 entre as 100 melhores startups do país, concorrendo com outras 4.176.

A meuResíduo tem uma plataforma digital para gestão da informação de resíduos, que reduz custos, riscos ambientais e aumenta faturamento, rastreabilidade, governança e transparência. Ingressou no Ranking em 2021. No primeiro ano não ficou entre as 100 maiores startups do país, mas em 6º na categoria CleanTechs. No Ranking de 2022, ficou entre as 100 maiores do país, com a posição 84º no geral, e em quarto entre as CleanTechs.

LEIA TAMBÉM: Mostra apresenta evolução dos alunos da Ernesto Alves

Publicidade

Com os trabalhos iniciados em 2014, a startup já acumula alguns prêmios na bagagem. Em março, foi escolhida como Startup do Ano na primeira edição do Mate Awards (Mercado, Aceleração, Tecnologia e Empreendedorismo), competição estadual organizada pela Associação Gaúcha de Startups (AGS) e do SebraeX, marca de inovação do Sebrae/RS.

“Em 2014 um cliente nos procurou pedindo um app que otimizasse o sistema de coleta de resíduos. Na época não havia nenhuma plataforma sobre isso. Em 2015 o projeto foi sabatinado na Universidade de Stanford e ficou evidente que em cerca de sete anos era algo que iria crescer na América Latina. Em 2017 tivemos as primeiras vendas, em 2018 o CNPJ como startup. Na pandemia crescemos com o sistema para coleta de resíduos hospitalares. E, após a pandemia, começamos a nos inscrever em mentorias, programas, buscar investimos e foi aí que surgiu a ideia de participar do Open Startups”, fala o representante da meuResíduo, Ismael Fernando Christmann.

LEIA TAMBÉM: Drive-thru de coleta de recicláveis reforça a conscientização sobre o lixo

Publicidade

Saiba mais sobre o ranking

O ranking é publicado desde 2016 pela 100 Open Startups. É a principal plataforma de open innovation da América Latina, com foco em promover e gerar negócios entre empresas e startups. Além de reconhecer e premiar os principais praticantes de open innovation com startups, o ranking tem como objetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina.

Por contar com critérios objetivos, baseados na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups, o Ranking 100 Open Startups é a maior e principal fonte de dados sobre open innovation na América Latina, com grande credibilidade e destaque na imprensa, e é utilizado como referência por empresas e investidores que buscam startups.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.