Colunistas

Empreender no mundo digital

O empreendedorismo é o motor do futuro e inovar passou a ser condição de continuidade. Por que resistimos tanto às mudanças e o que falta para compreendermos que planejar exige tempo, energia e investimento, ou acabamos à deriva no meio de um mar de gente, sendo apenas mais um no mercado profissional?

O que nos diferenciará no século 21 não são apenas equipes especializadas, personalização ou experiências que todos já oferecem. É preciso ir além. Empreender não é mais sobre abrir um negócio e, sim, uma atitude profissional, e o universo digital mudou radicalmente o empreendedorismo no Brasil e no mundo. Hoje, podemos empreender sem limites geográficos, no mercado aberto, ou ter a mesma atitude dentro de uma empresa.

LEIA TAMBÉM: O incerto 2023

Publicidade

Depois da pandemia, muitos profissionais foram obrigados a empreender, mas estabelecer-se com diferenciais e unicidade em um mercado tão disputado é um desafio. A maioria dos empreendedores ou inovadores não planejam bem, o que compromete a jornada a médio prazo.

Quase todos os segmentos estão sendo impactados por novos concorrentes. Negócios tradicionais navegaram sozinhos por muito tempo, mas estão perdendo mercado e reputação para milhares de pequenos negócios mais ágeis, mais aptos e mais baratos. O consumidor é cada vez menos fiel.
Para empreender, planejar ou repaginar é fundamental.

Um bom planejamento não começa por números, ou por quanto se deseja ganhar. Começa por um estudo do cenário atual, um mapeamento das mudanças, busca da identidade que traz o diferencial, clareza dos atributos que trarão valor para a sociedade, da visão de médio e longo prazo aliada a um planejamento inteligente, que vai muito além de uma lista de ações desintegradas ou pequenos experimentos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pessoas que mudam o mundo

No século 21, objetivos claros e recortados em um mar de oportunidades, nicho e uma ótima e disruptiva estratégia são chave da virada de um empreendedor. Só desta forma é possível desenhar o caminho ao objetivo, que não deveria ser pagar as contas e continuar sobrevivendo, flexibilidade para as mudanças que surgem ao longo do caminho, capacidade de contornar contratempos, agilidade de resposta e aceitar que o erro faz parte da jornada.

Muitos esperam demais para mudar o rumo do seu negócio, e acabam ficando para trás ou fechando por causa disso. Empreender é fazer história. O mercado do século 21 não terá espaço especial para profissionais que apenas tocam o dia a dia, ou para os que acham que porque o negócio está indo bem, inovação e revisões nos planos não são necessárias.

Publicidade

O segredo é buscar ajuda. Procure instituições, mentores, consultores que podem ajudar você neste caminho, porque sozinho é impossível administrar todas as variáveis. Não somos capazes de ver de todos os ângulos nem de desafiar nosso próprio pensamento, e acabamos atrofiados em projetos profissionais medíocres que, lá na frente, acabam não fazendo nenhuma diferença nem para nós mesmos nem para o mundo. Invista no seu legado.

LEIA OUTROS TEXTOS DE JAQUELINE WEIGEL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.