Elas

Empreendedorismo feminino: o mundo é das visionárias

Falta pouco para o próximo ano. Portanto, é natural que objetivos, metas e planejamentos estejam sendo traçados – principalmente por quem é empreendedora e responsável pelo sucesso do próprio negócio. E foi justamente olhando para 2024 que a empresária Roberta Souza e Silva realizou dois eventos em Santa Cruz do Sul neste mês. Nas duas oportunidades, que tiveram ingressos esgotados em poucas horas, ela lançou o movimento Mulheres Visionárias, cujo objetivo é promover uma mudança de visão no empreendedorismo feminino, a partir do reconhecimento do próprio valor.

“É um momento de ruptura no mercado”, sintetizou. Para Roberta, o próximo ano será importante no mundo dos negócios, porque as barreiras entre clientes e empresárias foram diminuídas, exigindo muita criação e lançamentos urgentes. “A aceleração digital e a ampla concorrência tornam necessário desenvolver habilidades relacionadas a venda, posicionamento estratégico, comunicação e marca pessoal”, argumentou.

LEIA TAMBÉM: Valéria Goettert: a jovem santa-cruzense que saiu do campo rumo às passarelas

Publicidade

Nesse sentido, mais do que chegar primeiro, uma mulher visionária saberá como manter o seu negócio e entregar valor e propósito reais. “É fundamental ter coragem, colocar o seu melhor para fora e ocupar o lugar que já é seu”, afirmou. “Aí o jogo muda – para muito melhor. Não só para a profissional, mas todas as pessoas que estão ligadas a ela e ao negócio, criando um empreender mais sustentável e consciente.”

Princípios da liderança

Um dos pontos altos do lançamento do movimento Mulheres Visionárias foi a apresentação dos sete princípios da liderança. Revisitar esses aspectos e estar com eles em mente pode ser determinante para o sucesso em 2024. Confira quais são:

  1. Visão: um líder enxerga no escuro e precisa estar no ambiente certo, cercado por pessoas com os mesmos ideais.
  2. Autoconfiança: nem sempre ver, mas sentir, valorizando o que já sabe e tem.
  3. Relacionamento: valorização das pessoas que estão ao seu lado.
  4. Pensar: as pessoas querem soluções mágicas, mas é necessário ter pensamento crítico sobre o que faz e o que sente.
  5. Caminhar: seja o caminho, colocando ideias em prática, sem medo de mostrar a própria identidade.
  6. Comprometimento: saiba qual é o seu valor e gere valor.
  7. Oportunidade e propósito: desafios podem ser oportunidades. Se você sabe quem é e aonde quer ir, coisas circunstanciais não serão obstáculos.

LEIA MAIS: Caderno Elas: qual o segredo da sua felicidade?

Publicidade

Quem é Roberta Souza e Silva?

Roberta Souza e Silva é empresária há 14 anos, e há sete se dedica à Educação Empreendedora para profissionais liberais. Ela tem formação em Relações Públicas pela Unisc e é mestre em Gestão Estratégica.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.