Regional

Empreendedores da região apresentam demandas a vice-governador

O vice-governador, Gabriel Souza, foi o palestrante da reunião-almoço Tá na Hora, promovida nessa terça-feira, 20, pela Associação Comercial e Industrial (ACI) Santa Cruz do Sul. O evento, o maior do estilo no interior do Estado, serviu para a entrega de demandas da região em diferentes segmentos, além da apresentação do Plano Rio Grande. Este envolve uma série de ações voltadas à recuperação do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos e a instituição de medidas preventivas para futuras ocorrências semelhantes.

LEIA TAMBÉM: Ressarcimento para a Rota de Santa Maria vai impactar na tarifa de pedágio

Além de conhecer as ações do governo gaúcho, os empreendedores regionais aproveitaram a oportunidade para apresentar as demandas locais. O vice-presidente regional da Federasul, Tironi Paz Ortiz, frisou três questões que são consideradas fundamentais.

Publicidade

A primeira é o início das obras de duplicação da RSC-287, com atenção aos acessos aos municípios e às propriedades rurais. Outra é a necessidade de ampliação física e maior infraestrutura e condições técnicas para o aeroporto municipal. Por fim, o alerta de que não há mais espaço para aumento de impostos. A última fala baseou-se na possibilidade de o Estado ter uma grande queda na arrecadação, o que foi confirmado pelo vice-governador – na pior das hipóteses, a economia pode sofrer um revés de R$ 80 bilhões.

Uma comitiva com representantes da Prefeitura e da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) também apresentou pleitos locais para Gabriel Souza. O município foi um dos mais atingidos da região durante a catástrofe ambiental em abril e maio.

LEIA TAMBÉM: Gauten Innovation Day vai ter a sua 5ª edição nesta quinta-feira

Publicidade

Souza confirmou fatos positivos, como a reserva de R$ 1,6 bilhão do governo do Estado para a execução do projeto de reestruturação, com cerca de 70% executado ou empenhado. Acrescentou a entrega das casas provisórias em Encantado, no Vale do Taquari. Lamentou a falta de efetividade na resolução, como no caso da catástrofe de setembro, na região vizinha, que ainda não teve uma casa construída. “Precisamos encontrar soluções para que as pessoas não continuem a morar no chão de ginásio de esportes, que é o que está acontecendo”, disse

Doação de antenas

Integrando as ações da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz pela reconstrução do Estado, o presidente da entidade, Ario Sabbi, fez a entrega de antenas Star Link, recebidas por intermédio da Federasul, para auxiliar nas comunicações em momentos de urgência na região. Dois equipamentos foram doados, um para Santa Cruz e outro para Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM: Justiça retira sigilo do processo da Operação Controle

Publicidade

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz, José Joaquim Dias Barbosa, e o coordenador da Defesa Civil, Luiz Claiton Kolling, receberam a doação pelo município. A outra antena foi entregue ao presidente da ACI de Rio Pardo, Maurício Guinther, e ao diretor da entidade, Julio Cesar da Silva.

A iniciativa foi louvada pelo vice-governador, sobretudo quando estava com o gabinete de crise instalado em Santa Cruz. Reforçou a cedência de helicópteros, que serviram para atender a demandas como entrega de alimentos, água e remédios, enquanto os oficiais faziam os resgates de moradores.

A reunião-almoço Tá na Hora é realizada pela ACI, com patrocínio de JTI, Unisc, Philip Morris Brasil, Gazeta Grupo de Comunicações, Universal Leaf, Unimed, BRDE e BAT.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.