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Empreendedores criam tecnologia inovadora em valuation

Descobrir quanto uma empresa vale sempre foi tarefa para poucos, sem falar na ideia de parecer algo caro, caso fosse preciso contratar um especialista. A avaliação econômica de empresas, muito utilizada no mercado financeiro – em especial nas grandes empresas negociadas em bolsa de valores -, é definida pelo termo em inglês “valuation”. O que muitos não sabem, no entanto, é que o valuation é uma ferramenta poderosa para a gestão de Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Primeira e única plataforma online de valuation do Brasil, com foco em pequenos e médios negócios, a Valutech já avaliou empresas de todos os estados do Brasil, dos mais variados setores. Com menos de dois anos de mercado, o empreendimento tem à sua frente Paulo Eduardo Ballestrin, especialista na área há mais de uma década, e Dimas Pante, programador conhecido da região. Ballestrin era natural de Porto Alegre e fixou residência em Santa Cruz do Sul, em 2020, buscando mais qualidade de vida durante o período de pandemia. Com o intuito de criar uma ferramenta online, já que estava estudando programação, uniu sua expertise com a de Pante. Desse modo, criaram algo que, até então, não existia no mercado e já comemoram os resultados.

Recentemente, finalizaram o estágio de testes e protótipos, o chamado período de MVP, que é a linguagem comum em startups, e começaram a licenciar sua tecnologia para empresas que possuem alta demanda de valuation, como escritórios de fusões e aquisições, advogados, consultorias, contadores e escritórios de marcas (a plataforma também consegue avaliar marcas registradas). Nesse sentido, Dimas explica que mesmo sendo uma empresa originalmente de software, a Valutech conseguiu integrar a tecnologia em valuation para qualquer empresa que tenha essa demanda, seja de forma direta em seus sites ou em aplicações. “Essa demanda se tornou comum, pois contadores, advogados e empresas de fusões e aquisições testavam nossa ferramenta e nos perguntavam se era possível fazer uma integração direta. A partir daí começamos a expandir”, destacou.

Com mais de 30 bilhões em ativos avaliados nos últimos meses, a Valutech já é referência em valuation sólido para uma estimativa rápida e precisa, o que permite aos donos de negócios tomarem decisões com muito mais segurança. Ballestrin reforça, nesse aspecto, que quando o empresário sabe com segurança quanto sua empresa vale, ele transforma conhecimento em poder de negociação. “Ao saber disso, o empreendedor ainda consegue expandir sua consciência em termos de estratégia, ou seja, tem melhores decisões para seu negócio”, acrescentou.

Outra vantagem que eles apontam é a facilidade de acesso. “O dono de uma empresa consegue acessar a Valutech a qualquer hora e descobrir, em minutos, quanto sua empresa vale. Ele utiliza as melhores metodologias, sem a necessidade de conhecimento prévio, sem precisar contratar um especialista, sem a formalidade de um processo lento e com o alto custo de valuation tradicional. Desenvolvemos a plataforma justamente para desburocratizar e simplificar o processo de valuation”. A ferramenta já conta com o investidor local Andreas Bernauer, que utilizou a Valutech no lançamento do software para analisar alguns negócios. Impressionado com o resultado, decidiu investir.

E você, já pensou descobrir ainda hoje quanto sua empresa vale? Acesse o site da Valutech (https://valutech.io/) e confira.

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Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

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