Categories: Esportes

Emocionante homenagem a Natália Eidt na abertura do torneio do Colégio Mauá

Com ginásio lotado, o Colégio Mauá abriu oficialmente, na noite da quinta-feira, 2, o seu 29º Torneio de Integração. Além das apresentações das equipes Atlantis, Cometa e Chaparral, a solenidade foi marcada por grande emoção com a homenagem à ex-aluna Natália Eidt, atleta da seleção brasileira de ginástica rítmica na Olimpíada de Sidney, na Austrália, em 2000. Foi ela quem conduziu a tocha dos jogos e realizou o acendimento da pira, marcando oficialmente o início da competição estudantil, que segue até a próxima sexta-feira, 10.

As Olimpíadas, que neste ano ocorrem no Brasil, foram o tema central das apresentações das equipes. A primeira a se apresentar foi a Chaparral, falando sobre a origem dos jogos e o significado das cores dos elos que simbolizam o evento. Já a Cometa abordou o sonho e os desafios de ser um atleta olímpico e, ao final da performance, recebeu o esportista olímpico santa-cruzense Fabiano Peçanha. A Atlantis uniu teatro e dança numa movimentada performance, inclusive com a participação de um atleta paralímpico.

Publicidade

Após a entrada das equipes, a cerimônia contou com o desfile das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Cruz do Sul, do Colégio Mauá e do Torneio de Integração, bem como das medalhas e troféus, juramento do atleta e  a execução do Hino Nacional pela Banda do Colégio Mauá. Em seguida, o presidente da mantenedora, Léo Henrique Schwingel, declarou oficialmente abertos os Jogos de Integração. A noite seguiu com apresentações das equipes de dança, ginástica de trampolim e ginástica rítmica.

Homenagem
O professor e técnico Rafael Luz conduziu a homenagem a Natália Eidt, ilustrando no telão alguns dos momentos mais marcantes da sua trajetória. Em seguida, ela recebeu flores da atual geração de atletas da ginástica rítmica do Colégio Mauá e uma coletânea de fotos e imagens da sua trajetória, entregue pelo diretor Nestor Raschen.

Natália iniciou na GR no Mauá aos 6 anos. Aos 12, recebeu a primeira convocação para a seleção brasileira. Conquistou diversos títulos, tendo sido campeã pan-americana em Winipeg, no Canadá. Foi a atleta brasileira mais jovem a participar de uma Olimpíada, em Sidney 2000, com 14 anos. “Com a Natália, todos nos tornamos olímpicos: o Colégio Mauá e Santa Cruz do Sul”, destacou Rafael Luz.

Publicidade

Formada em Educação Física – licenciatura e bacharelado – pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Universidade de São Paulo (USP), Natália atua como personal trainer, especializada em dor, na capital paulista. No dia 5 de julho ela conduzirá a tocha olímpica pelas ruas de Santa Cruz do Sul, a um mês da abertura dos Jogos Rio 2016.

Muito emocionada, Natália agradeceu a homenagem e falou da importância do apoio do colégio, do técnico e da sua família. “Muitas pessoas ajudaram nas minhas vitórias”, frisou. Ao final, deixou uma mensagem sobre o espírito olímpico, que vale para a vida das pessoas: “Se o ser humano quer, ele pode ser melhor”.

Jogos do Mauá
O Torneio de Integração segue até o dia 10 de junho, com disputas nas modalidades como futebol, basquete, vôlei, atletismo, minivôlei e xadrez. Além disso, haverá basquete para ex-alunos, futebol de pais e voleibol de pais e mães. Para o dia 8 está marcado um show artístico, às 19h30, no Teatro Mauá. O encerramento no dia 10, às 17 horas, no ginásio principal do colégio, com o anúncio dos resultados gerais da competição e a entrega de medalhas e troféus.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.