Com as arquibancadas do Ginásio Tigrão lotadas, a 38ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre mostrou que o amor por este evento e por representar o meio rural permanecem vivos. Foram dois anos distantes das competições em razão da pandemia de Covid-19, mas a vontade de estar juntos novamente e mostrar a grandeza deste evento para o estado e o país superaram o tempo em que estiveram distantes. E é assim que estão realizando uma grande Olimpíada, seguindo o tema central “Superando Juntos”.
Desde a manhã de quarta-feira, 4 de maio, quando tiveram início as modalidades esportivas, as Juventudes Rurais do município apresentam seus atletas para as competições, os quais recebem o olhar e aplausos da comunidade, grande apoiadora do evento no município Celeiro do Centro Serra.
LEIA MAIS: VÍDEO: Vem aí a 38ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre
Publicidade
Durante a noite, o ponto alto foi a tradicional abertura oficial da Olimpíada, quando ingressaram na quadra do Ginásio Tigrão às 15 delegações de Juventudes Rurais trajadas com as cores de suas entidades e as 14 jovens que concorrem ao título de soberanas. Durante o cerimonial, que contou com pronunciamentos e a presença de autoridades, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, prefeito municipal Marciano Ravanello e vice-prefeito Vanderlei Hermes, presidente da Câmara de Vereadores, Auri Schneider, e demais vereadores, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Alceu Mergen, representante da Emater/RS-Ascar regional, Carlos Corrêa da Rosa, ocorreu ainda o juramento do atleta, lido pela atual rainha da Ajurati, Gabriela Muniz, acendimento do fogo simbólico, conduzido por uma dupla de jovens e, após, pelo agricultor Giovane Weber, e ainda momento espiritual, quando foram apagadas as luzes do ginásio e acesas as lanternas dos celulares, na presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pela presidente da Associação de Juventude Rural de Arroio do Tigre (Ajurati), Venusia Goetze Puntel, em meio ainda a luzes de velas e dos aros olímpicos.
O prefeito Marciano Ravanello deu por aberta oficialmente esta edição da Olimpíada. Logo após, por volta das 22 horas, teve início o show com a Banda Indústria Musical.
Prefeito Marciano Ravanello em seu pronunciamento Presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira Representantes do Legislativo Municipal Ex-prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum junto aos representantes de Arroio do Tigre Presidente da Câmara de Vereadores, presidente da AL/RS e prefeito municipal
Fotos: Gazeta da Serra/ Nathana Redin e Gisele Machado
LEIA MAIS: Comitiva da 38ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre entrega convite ao governador
Publicidade
Até sábado
As competições tiveram sequência na quinta-feira, 5, e ocorrerão ao longo do dia e noite desta sexta, 6. Ao todo, 33 modalidades estão incluídas nesta edição da Olimpíada. Além do Ginásio Tigrão, o Estádio Municipal Carlos Ensslin, a Quadra Society André Luiz Dupont e o Clube 25 de Julho têm sido palco das atividades. Os vencedores recebem medalhas e a classificação final será conhecida na noite deste sábado, 7, junto ao baile de encerramento com a Banda Champion e escolha da nova corte de soberanas da Ajurati.
Atletas com o fogo simbólico Competições no atletismo Disputa do serrote Modalidade cabo de guerra
Juventudes Participantes
Amor e Amizade – Coloninha
Amor e Flor – Linha Cereja
Calouros do Amor – Sítio Alto
Construindo o Amor – Morro da Lentilha
Cristo Rei – Taquaral
Decolores – Lomba Alta
Estrela do Amor – Linha São José
Em Busca do Amor – Linha Tigre
Florestal – Linha Floresta
Independência – Taboãozinho
Sorrindo para o Amanhã – Linha São Roque
União Católica – Vila Progresso
Unida – Linha Paleta
Unidos pela Igualdade – Linha Santa Cruz
Verdade e Paz – Sítio Novo
Noite de homenagem
Como parte da cerimônia de abertura da Olimpíada Rural, o agricultor santa-cruzense Giovane Weber, colunista da Gazeta do Sul, foi surpreendido por uma homenagem da organização. Ele conta que havia sido convidado para participar do evento há dois anos, mas como as edições não ocorreram em função da pandemia, agora foi chamado novamente para estar presente. “Quando cheguei lá fui muito bem recebido, muitas pessoas da região vieram conversar e registrar o momento”, disse.
Publicidade
Weber havia sido convidado para compor a mesa de autoridades, mas rejeitou o título, pois se considera “apenas um colono”. Durante a cerimônia, dois atletas trouxeram a tocha olímpica e a passaram a Giovane, que acendeu a pira dos jogos. “É uma sensação única estar em um ginásio lotado de gente e ser chamado para participar de algo tão importante para o município. Ter acendido a chama é algo que vai me marcar para sempre”, declarou.
Depois, ele ainda acompanhou as competições e ficou admirado com as disputas e a rivalidade, e com a motivação das torcidas para os participantes nas modalidades de cabo de guerra e serrote. (*Colaborou a repórter Paola Severo)
Confira como foi a transmissão ao vivo da Abertura Oficial da 38ª Olimpíada Rural direto do estúdio Uninter/Ajurati:
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.
Publicidade