O capítulo derradeiro da implantação da 2ª Vara Judicial da Comarca de Sobradinho foi marcado por muita emoção. A instalação definitiva do novo órgão judicial ocorreu em solenidade na tarde desta sexta-feira, 4, na sede do Fórum, contando com a presença de diversas autoridades jurídicas e políticas. E representa um marco para o município e também para a região Centro Serra, que se mobilizou pela conquista.
A importância desta conquista pode ser medida pela participação de representantes importantes do Judiciário gaúcho, como o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, da corregedora-geral de Justiça, Iris Helena Medeiros Nogueira, e do vice-presidente Social da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Márcio Akira Senda de Brito.
A 2ª Vara Judicial será administrada inicialmente pela juíza de Direito Vanessa Lilian da Luz, que também é a titular da Comarca de Sobradinho. Muito emocionada, ela agradeceu aos que se empenharam pela demanda e também elogiou sua equipe. “Me tocou a contribuição de todos os servidores, de forma a dar uma maior agilidade na prestação jurisdicional”, destacou. Nas últimas semanas, uma série de adequações foram executadas no prédio do Fórum para que o novo órgão pudesse entrar em funcionamento.
Publicidade
Juíza Vanessa Lilian da Luz, titular da Comarca
Foto: Mateus Souza/Gazeta da Serra
Já o desembargador Difini, em seu discurso, lembrou que a Comarca de Sobradinho está com 13.685 processos em tramitação. “Só por este número, se via que a instalação da 2ª Vara era mais do que necessária”, explica. Ele também aproveitou para justificar o motivo da “demora” na instalação do órgão, já que a aprovação na Assembleia Legislativa ocorreu em junho do ano passado. “Quando assumi a presidência do TJ, estava com o orçamento congelado. Enfrentamos dificuldades, tivemos aposentadoria e ainda não conseguimos repor todas”.
A 2ª Vara Judicial
Publicidade
Com o funcionamento definitivo, a 2ª Vara Judicial de Sobradinho analisará os processos cíveis e criminais comuns, como os advindos da Lei Maria da Penha e será o responsável também pelos processos que lidam com o juizado da Infância e Juventude, Juizado Especial Cível e Juizado da Fazenda Pública. Além de Vanessa, a equipe contará com a a escrivã Ana Paula Scheuermann Hermes, as oficiais escreventes Rosimeri Alves Nunes, Miroslávia Amaral Schaffer e Aguinara Soares e mais dois estagiários.
Vice-prefeito Armando Mayerhofer e o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini
Foto: Mateus Souza/Gazeta da Serra
Vanessa e Difini ressaltaram que, em 2018, haverá a contratação de novos servidores e também será designado um novo juiz para a Comarca, através de concurso público. A criação da 2ª Vara Judicial beneficiará não somente Sobradinho, mas também os municípios de Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete e Segredo.
Publicidade
This website uses cookies.