Categories: Regional

Emissão de carteiras de identidade gera fila em Santa Cruz

Após uma semana sem a confecção de novas carteiras de identidade em Santa Cruz do Sul, o movimento foi grande na manhã desta terça-feira, 30, na agência do FGTAS/Sine, no Centro do município. O serviço foi normalizado nessa segunda, 29, após a substituição do switch danificado durante uma tempestade de raios.

Como são somente 40 atendimentos na parte da manhã, algumas pessoas chegaram ao local antes das 6 horas. Após a distribuição do número pré-estabelecido de fichas, alguns tiveram de ir embora sem atendimento.

A movimentação foi registrada tanto na fila, ainda do lado de fora do prédio, quanto dentro da agência, onde funciona o serviço do Posto de Identificação, ligado ao Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP).

Publicidade


Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AM

Conforme a diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI) do IGP, Marília Costa Ribas, havendo necessidade de aumento no número de senhas distribuídas por dia, o DPI vai autorizar a ampliação do atendimento.

Atualmente, são confeccionados 60 documentos por dia: 40 no turno da manhã e outros 20 no início da tarde. Santa Cruz do Sul é referência para outros 11 municípios do Vale do Rio Pardo, que encaminham o pedido de documentos no posto do IGP local.

Publicidade

COMO FAZER

Para confeccionar a carteira de identidade, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento originais, ou as cópias autenticadas de um ou outro documento. O estado do papel precisa ser bom, sem rasuras ou remendos. No turno da manhã, a partir das 8 horas, são distribuídas 40 senhas. Ao meio-dia, mais 20 senhas são liberadas.

As fotos e a coleta das impressões digitais são feitas por dispositivos eletrônicos do IGP. O custo da identidade é R$ 64,00, e o tempo de espera chega, no máximo, a cinco semanas. Quem precisa do documento com maior urgência pode pedir a carteira expressa, que custa R$ 83,20 e fica pronta em até cinco dias úteis. O pagamento da taxa é feito no Banrisul. O prazo de entrega só passa a contar a partir da quitação do boleto.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.