Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Transtorno

Emissão de carteiras de identidade gera fila em Santa Cruz

Após uma semana sem a confecção de novas carteiras de identidade em Santa Cruz do Sul, o movimento foi grande na manhã desta terça-feira, 30, na agência do FGTAS/Sine, no Centro do município. O serviço foi normalizado nessa segunda, 29, após a substituição do switch danificado durante uma tempestade de raios.

Como são somente 40 atendimentos na parte da manhã, algumas pessoas chegaram ao local antes das 6 horas. Após a distribuição do número pré-estabelecido de fichas, alguns tiveram de ir embora sem atendimento.

A movimentação foi registrada tanto na fila, ainda do lado de fora do prédio, quanto dentro da agência, onde funciona o serviço do Posto de Identificação, ligado ao Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP).

Publicidade


Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AM

Conforme a diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI) do IGP, Marília Costa Ribas, havendo necessidade de aumento no número de senhas distribuídas por dia, o DPI vai autorizar a ampliação do atendimento.

Atualmente, são confeccionados 60 documentos por dia: 40 no turno da manhã e outros 20 no início da tarde. Santa Cruz do Sul é referência para outros 11 municípios do Vale do Rio Pardo, que encaminham o pedido de documentos no posto do IGP local.

Publicidade

COMO FAZER

Para confeccionar a carteira de identidade, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento originais, ou as cópias autenticadas de um ou outro documento. O estado do papel precisa ser bom, sem rasuras ou remendos. No turno da manhã, a partir das 8 horas, são distribuídas 40 senhas. Ao meio-dia, mais 20 senhas são liberadas.

As fotos e a coleta das impressões digitais são feitas por dispositivos eletrônicos do IGP. O custo da identidade é R$ 64,00, e o tempo de espera chega, no máximo, a cinco semanas. Quem precisa do documento com maior urgência pode pedir a carteira expressa, que custa R$ 83,20 e fica pronta em até cinco dias úteis. O pagamento da taxa é feito no Banrisul. O prazo de entrega só passa a contar a partir da quitação do boleto.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.