Educação

Emei Raio de Sol mostra trabalhos dos alunos e reforça luta por mais segurança

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol, do Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul, realizou na manhã de sábado uma mostra pedagógica dos trabalhos dos alunos. O colégio permaneceu aberto para receber as famílias e apresentar as produções feitas pelos pequenos ao longo de todo o ano letivo.

Segundo a diretora Rose Eifert, a realização é anual. O objetivo é unir as criações de todas as turmas e mostrar à comunidade escolar o que as crianças fazem no período em que estão na escola. “O propósito é mostrar tudo o que é feito por eles enquanto estão aqui, porque realizamos atividades diárias, mas não conseguimos divulgar para as famílias.” Além de desenhos, pinturas, recortes e colagens, há muitos registros com fotos de ações e brincadeiras que não envolvem a criação de algo.

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc mostra soluções inovadoras

Publicidade

Rose salientou a importância de momentos como esses para tornar as crianças protagonistas e reconhecidas pelo que fizeram. “Elas estão encantadas, se localizam nas fotos e descrevem com as próprias palavras a atividade do dia em que foi feito o registro.”

Todas as salas de aula da instituição foram decoradas e receberam as produções dos estudantes que ocupam o espaço durante a semana. Um dos destaques foram os trabalhos elaborados acerca da temática dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Coordenadoria de Educação promove Mostra Regional de Projetos na próxima quarta

Publicidade

Uma das presentes foi Tatiane Baier, que foi conferir o que a filha Maria Antônia está aprendendo e produzindo. “Quando colocamos nossos filhos na escola, muitas vezes achamos que eles só vêm aqui para passar o dia, mas na verdade eles fazem muitas coisas”, afirmou. Segundo ela, é perceptível a evolução da filha a cada dia. “Eles criam e têm contato com muitos materiais, e isso é importante para o desenvolvimento.”

Tatiane Baier foi conferir o que a filha Maria Antônia faz durante a semana na Emei | Foto: Rafaelly Machado

Integrante do Conselho de Pais e Mestres (CPM) da Emei Raio de Sol, André Bandeira também participou e classificou a oportunidade como especial. “É o momento de conhecermos e reconhecermos os trabalhos dos nossos filhos, do corpo docente e da direção.” Para ele, é fundamental que as famílias compareçam e se integrem à escola, para garantir um melhor aprendizado.

LEIA TAMBÉM: Emef Cardeal Leme celebra 125 anos com festa e apresentação de trabalhos

Publicidade

Luta por mais segurança

Na manhã da última sexta-feira, um homem que estaria em fuga das forças de segurança invadiu a Emei Raio de Sol na tentativa de se esconder. Diante do fato, professoras e a equipe diretiva protegeram as crianças nas salas de aula e aguardaram a chegada da polícia. Na sequência, solicitaram que as famílias fossem buscar as crianças. Em junho deste ano, um tiroteio nas imediações da escola já havia provocado pânico e evidencia a insegurança relatada por alguns pais ao Portal Gaz.

“A preocupação é com a segurança dos nossos filhos, porque todo dia pela manhã saímos de casa e pensamos em como eles vão ficar durante o dia”, afirma André Bandeira. Segundo ele, vários já foram os pedidos feitos à Secretaria Municipal de Educação para que seja construído um muro nos fundos e na lateral da instituição, bem como uma travessia elevada em frente para tornar mais segura a passagem na Rua Lindolfo Grawunder. “Não seria um benefício apenas para a nossa comunidade escolar, mas também para a da Emef Frederico Assman e moradores do entorno.”

LEIA MAIS:

Publicidade

Bandeira criticou a demora do Município em atender aos diversos pedidos feitos por ele e outros pais para a execução de melhorias na infraestrutura. “Nós lutamos, pedimos, corremos atrás e ninguém nos responde. Entro em contato com a secretaria e não recebo retorno nem previsão de início de obra.” Ainda segundo ele, a sensação de preocupação é geral entre as famílias e se intensifica a cada novo acontecimento. “Nervosismo e estresse, muitos relatam que vão trabalhar apreensivos sem saber como vai ser o dia.”

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que está trabalhando na elaboração do projeto para a construção de um muro de 105 metros lineares, entre outras melhorias nas instalações da Emei Raio de Sol.

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.