Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Margarida Aurora, do Bairro Margarida, em Santa Cruz do Sul, tiveram um dia de Oktoberfest nessa quarta-feira, 31. Cerca de 95 crianças de 4 meses a 5 anos de idade participaram pela manhã de um passeio na rua nas proximidades do colégio, bem ao estilo dos desfiles temáticos da Festa da Alegria. Vários usaram trajes típicos e outros apenas tiaras ou alguma característica germânica.
Os carrinhos de brinquedo viraram carros alegóricos decorados e a rainha da 38ª Oktoberfest, Camila Eduarda Schaefer, esteve presente. A apresentação durou aproximadamente 45 minutos e foi acompanhada de alguns pais e pessoas da comunidade, além da Guarda Municipal, responsável pela segurança com o bloqueio da rua para a atividade. No período da tarde, houve um baile típico ao som de gravações de músicas de bandinhas.
LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Santuário são recebidos por personagens de filme
Publicidade
A atividade faz parte do projeto desenvolvido na escola alusivo ao bicentenário da imigração alemã no Brasil. A diretora Tatiana Lemes explica que, em reunião no primeiro semestre, cada professor apresentou sugestões de acordo com a idade das crianças de suas turmas. Dessa forma, os pequenos puderam vivenciar vários aspectos da cultura germânica, com a confecção de cucas dentro das ações relacionadas à culinária; contação de histórias; teatro; dia de jogos e brincadeiras. E ontem ocorreram o desfile e o baile típico.
A diretora da escola explica que a ideia surgiu pequena e, aos poucos, tomou proporções maiores, com o envolvimento das famílias das crianças, da comunidade e toda a equipe de atendimento da Emei. Para a atividade dessa quarta, também houve o encaminhamento de convites aos integrantes da Comissão dos Festejos do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos da chegada dos imigrantes alemães a Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Três bairros de Santa Cruz receberão apresentações teatrais sob lona de circo
Publicidade
Tatiana observa que muitos alunos só sabem da Oktoberfest em se tratando de cultura germânica. O desenvolvimento do projeto mostrou outros aspectos por meio de atividades lúdicas.
A rainha da Oktoberfest do ano passado, Camila Eduarda Schaefer, atuou como atendente na Emei em 2023 e foi cedida pela escola onde trabalha atualmente para participar das atividades nessa quarta-feira. A diretora explica que muitas famílias das crianças nunca estiveram em uma festa germânica e nem são de origem alemã. Por isso, os filhos também não são obrigados a integrar de forma efetiva as atividades, como o passeio ou o baile típico, mas são convidados, sempre respeitando as suas vontades.
Interação
O trabalho com o tema relacionado ao bicentenário da imigração alemã no Brasil, conforme a diretora Tatiana Lemes, buscou fazer as crianças entenderem mais sobre a cultura germânica. As atividades proporcionaram, também, condições para as turmas da Emei interagirem durante as diversas ações. A escola tem 112 crianças matriculadas, com o trabalho de 27 atendentes, cinco serventes e seis professores. A vice-diretora é Grasiele Segatto.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade