Educação

Emef Vidal de Negreiros incentiva leitura em família

A manhã desse sábado, 17, foi momento de reencontro com os livros para a comunidade da Emef Vidal de Negreiros, de Cerro Alegre Baixo, devido ao lançamento do projeto Ler em Família. A programação iniciou-se com a formação dos professores da instituição sobre jogos pedagógicos. A proposta da escola é, através da aprendizagem significativa, garantir o desenvolvimento dos estudantes.

Pais e alunos puderam conhecer o funcionamento da proposta, que tem como objetivo principal disponibilizar a crianças e adultos publicações para lerem em casa, de modo a incentivar a leitura em família. A apresentação foi realizada pela diretora Juliana Breunig. Ela ressaltou a importância da família na formação desse hábito na criança, além do fortalecimento de vínculo. “Ler na presença dos filhos e compartilhar experiências de leitura pode inspirá-los a seguir o exemplo”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Escola Municipal Willy Carlos Froehlich vai ser ampliada; veja detalhes

Publicidade

Na prática, a ação funcionará da seguinte forma: estudantes de 1º a 5º anos receberão sacolas, chamadas de ecobags, contendo um livro para adultos e um livro para crianças, além de revistas, jogos pedagógicos e gibis, para levarem para casa. Poderão ficar com o material por uma semana, a cada 15 dias. Após, a ecobag será devolvida e repassada a outros colegas da turma.

Professores foram orientados sobre como aplicar jogos pedagógicos com estudantes | Foto: Daniel Konzen/Divulgação

A expectativa, segundo a diretora, é atender cerca de 135 crianças, atingindo mais de 500 pessoas, incluindo as famílias.

Contente com a sacola colorida, a garotinha Antônia Hermes Silveira, de 7 anos, já tem fama de boa leitora na instituição. Agora, ela vai envolver os seus pais na aventura de ler. “Adoro ler com o pai e a mãe”, revelou.

Publicidade

A mãe, Caroline, também aprovou a iniciativa. “Este projeto é maravilhoso porque promove a interação entre pais e filhos. A gente sempre lê para ela e com ela, e é um momento em que o celular é deixado de lado para se dedicar à leitura”, contou.

Caroline Hermes: ‘promove interação entre pais e filhos’ | Foto: Daniel Konzen/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Programa oferta ciclo de palestras sobre acesso ao mercado de trabalho para jovens

Após a apresentação do projeto e distribuição das sacolas, as crianças tiveram um encontro com a escritora Valquíria Ayres Garcia, que desenvolveu a atividade de contação de histórias. O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, falou da importância do projeto na comunidade escolar.

Publicidade

“Mais do que simplesmente dilatar o repertório dos alunos, este projeto resgata, amplia e em alguns casos até cria vínculos familiares, tão necessários nos dias atuais. Usar a leitura como ferramenta de aproximação das famílias é elogiável”, ressaltou Machado.

Com a iniciativa, famílias de Cerro Alegre Baixo vão poder praticar a leitura em casa | Foto: Daniel Konzen/Divulgação

O projeto conta com a parceria das costureiras do Grupo do Bem, que confeccionaram 70 sacolas, e do Fundo de Desenvolvimento Social Sicredi.

Elefante Letrado

A Emef Vidal de Negreiros aplica a plataforma Elefante Letrado, adquirida pela Secretaria Municipal de Educação, que é uma espécie de biblioteca virtual interativa. Ela possibilita verificar os livros lidos e se realmente a leitura foi efetiva, bem como o possível grau de dificuldade do aluno na leitura. Ao final de cada trimestre, na Escola Vidal de Negreiros, os três alunos de cada turma que mais leram recebem certificados.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.