A Administração Municipal colocará em prática no próximo ano a primeira escola em tempo integral de Santa Cruz do Sul. Uma assembleia com a comunidade escolar, realizada na última segunda-feira, 27, aprovou a implantação do projeto-piloto na Emef Menino Deus, no Bairro Faxinal Menino Deus. A decisão foi referendada após a apresentação da proposta pela equipe da Secretaria de Educação.
Conforme o titular da pasta, secretário Wagner Machado, a implementação da escola de tempo integral representa a concretização de mais uma meta da gestão. Ele expressou otimismo em relação aos benefícios que o modelo trará ao ensino municipal. “É a oportunidade de proporcionar uma educação mais abrangente, enriquecendo não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento social e cultural dos alunos”, avaliou.
LEIA TAMBÉM: Conhecidos os vencedores da IV Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc
Publicidade
O projeto iniciará já no ano letivo de 2024, abrangendo alunos da pré-escola ao 4º ano do ensino fundamental, com a posterior inclusão dos demais anos escolares de maneira gradativa. A Emef Menino Deus foi escolhida para abrigar a iniciativa devido ao perfil da comunidade escolar e ao fato de já dispor de estrutura predial capaz de comportar as aulas em tempo integral. Pela proposta, os estudantes terão mais de sete horas diárias ou 35 horas semanais de atividades na instituição, conforme a lei federal 14.640.
De acordo com Machado, o projeto-piloto visa colher dados e experiências para aprimorar futuras implementações em outras escolas municipais, visando um impacto duradouro na qualidade da educação oferecida em Santa Cruz do Sul. “Este passo ousado reflete o comprometimento da Administração Municipal em investir no futuro educacional da comunidade, consolidando-se como um exemplo a ser seguido pelas cidades vizinhas”, avaliou.
LEIA TAMBÉM: Destaques da Feira de Ciências da Unisc serão premiados nesta sexta-feira
Publicidade
O incremento da carga horária busca ampliar e diversificar oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas. A escola possui 350 estudantes, dos quais 200 serão atendidos em turno integral, da pré-escola ao 4° ano do ensino fundamental. A Emef Menino Deus receberá ainda algumas melhorias estruturais e terá ampliação da carga horária dos professores e outros servidores escolares para atender a nova demanda. “O nosso desafio agora é transformar essa visão em realidade, preparando as novas gerações para enfrentar o futuro com uma base educacional sólida e abrangente”, definiu.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade