As aulas na rede municipal de educação começaram nesta quarta-feira, 21, em Santa Cruz. E uma das novidades da atual administração para a área, foi efetivada nesta quarta-feira: a implantação da primeira escola de tempo integral. O projeto será desenvolvido na Emef Menino Deus, localizada no bairro de mesmo nome. O educandário foi um dos que mais recebeu intervenções em infraestrutura e está com visual novo para começar a funcionar com a oferta da modalidade.
O titular da pasta, Wagner Machado, ressalta que o modelo facilita o processo educacional. “O Brasil ainda tem uma educação conteudista. Fazer uma educação conteudista com quatro horas de aula é extremamente maçante, tanto para o estudante quanto para o professor. Aqui na escola em tempo integral, nossos estudantes terão a oportunidade de uma educação mais fluida”, afirma.
LEIA MAIS: Saiba como funcionará o tempo integral na Escola Menino Deus
Publicidade
O secretário também destaca que os alunos poderão trabalhar diferentes aspectos durante o tempo na escola. “Eles terão a matéria de regência e depois a disciplina, aonde eles conseguirão experenciar melhor os assuntos e os temas, e terão o trabalho de habilidades socioemocionais que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e também quando forem para o mundo do trabalho”.
A prefeita Helena Hermany destacou que a iniciativa também colabora para a rotina dos pais. “A escola de tempo integral tem a criança o dia inteiro na escola. E não é só ter a criança, e sim, ter um currículo adequado para que essas crianças tenham mais ensinamentos, aprendam mais coisas, se desenvolvam mais, e principalmente os pais podem trabalhar com tranquilidade, porque criança na rua é a pior coisa que pode acontecer. Então, é uma alegria muito grande nós inaugurarmos aqui a primeira escola. É a primeira de muitas, eu espero”, comentou.
LEIA MAIS: Santa Cruz vai ter escola municipal de tempo integral
Publicidade
Saiba mais
O projeto-piloto na Emef Menino Deus vai beneficiar alunos do pré ao 4º ano. Serão 9h30 dentro da estrutura escolar. Em um turno, os alunos terão aulas regulares, e no turno inverso, participarão de atividades diversas, como oficinas de robótica e aulas de língua estrangeira. Wagner Machado destacou ainda que outras escolas municipais já enviaram ofícios com interesse de implementar o tempo integral
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade