Regional

Emef Fátima mobiliza alunos para a compreensão da Educação Fiscal

De onde vem o dinheiro gasto para garantir escola pública, transporte escolar, segurança, praças, iluminação pública, estradas em situação de trafegabilidade e muito mais? Esses questionamentos mobilizaram professores e estudantes das turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio, em Sinimbu, para buscarem compreender mais sobre Educação Fiscal. Contemplada pela Base Nacional Curricular Comum como tema transversal, a Educação Fiscal, assim como meio ambiente e saúde, passa a ser objeto de estudo no colégio. A sensibilização para essa temática ocorreu por meio de amplas discussões sobre cidadania e o que é ser cidadão.

Outro tópico explorado entre alunos com pesquisas, análises de vídeos e outras fontes trazidas pelos professores foi a origem, aplicação e controle social dos recursos públicos, bem como o valor dos tributos e importância deles. Além disso, a preservação de bens e espaços públicos foi abordada com os estudantes, sedimentando a ideia de que tudo o que é público é de responsabilidade de todos. Os professores envolvidos optaram por instigar a Educação Fiscal contida nas contas de energia elétrica, em dados do transporte escolar local, em cupons e notas fiscais, praticando com os estudantes a cidadania ativa, sendo capazes de compreender a função social dos tributos, a importância de acompanharem a aplicação dos recursos públicos, e assim, motivá-los para o exercício da cidadania plena.

LEIA TAMBÉM: Vice-prefeito de Sinimbu entra em licença para se dedicar à campanha

Publicidade

Diversas habilidades, nas diferentes áreas do conhecimento, foram abordadas nos últimos meses tendo a Educação Fiscal como causa: cálculos simples à porcentagem, planejamento e execução de campanha sobre consumo consciente de energia, relação de bons serviços públicos oferecidos na escola e comunidade e outros que merecem mais atenção, produção individual e coletiva de gêneros de escrita, entre outras propostas relevantes.

De acordo com a professora Vanilise Vogt Wagner, colaboradora do projeto e participante em curso de formação em Educação Fiscal, promovido pela Receita Estadual, a temática contribui para formar a cultura e o sentimento de exercício da cidadania, na medida em que as pessoas percebem os tributos e outros compromissos sociais como necessários para a vida em sociedade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.