A partir desta terça-feira, 21 e março, 247 empreendimentos da agricultura familiar de 134 municípios gaúchos estarão recebendo o público na Expoagro Afubra 2023. Eles comercializarão seus produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar, à direita do pórtico principal, em uma ampla estrutura de 3.480 metros quadrados, com 216 estandes. O local é uma das grandes atrações do evento pela diversidade de produtos, que vão de embutidos, queijos e doces a flores e artesanato, tudo produzido em agroindústrias nas propriedades rurais e disponibilizado na feira.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra 2023 inicia nesta terça-feira; confira a programação completa
Para a 21ª edição da Expoagro Afubra, inscreveram-se 299 agroindústrias e 247 tiveram as inscrições homologadas. Destas, 180 são de agroindústrias de alimentos, 24 são artesanato e 12 são expositores de flores e plantas ornamentais. Conforme Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), 26 dos empreendimentos presentes são liderados por jovens, 38 são liderados apenas por mulheres e 19 são liderados por jovens mulheres.
Publicidade
Desde a manhã desta segunda-feira, dia 20, os empreendedores já montavam seus estandes para receber o público. Entre os primeiros a chegar, estavam Roseli e Paulo Reginatto, proprietários da Agroindústria Relvadense, de Relvado/RS. Eles estão trazendo para a feira 500 quilos de salames, copas, torresmo e banha suína. Esta é a sétima vez que o casal participa da Expoagro Afubra e eles consideram ótimos os negócios feitos na feira.
LEIA MAIS: Vai visitar a Expoagro? Confira dicas de trajeto para chegar ao parque com tranquilidade
Outra expositora já instalada ontem é a jovem Alana Foresti, proprietária da Vinhos Foresti, agroindústria do município de Pinto Bandeira, da Serra Gaúcha. Ela trouxe para a feira 600 litros dos vinhos produzidos pela família, que são branco, rosé e tinto, em opções vinhos finos e de mesa.
Publicidade
Esta é primeira vez que a Vinhos Foresti está na Expoagro Afubra e o espero é, além da comercialização na feira, prospectar novos clientes e tornar a marca mais conhecida do público de outras regiões do Estado. “A expectativa em negócios é de beirarmos R$ 2 milhões em vendas nos quatro dias do evento deste ano”, comenta. Em 2022, os 197 expositores das agroindústrias faturaram R$ 1.490,00. Entre os expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar neste ano, 45 estão na Expoagro Afubra pela primeira vez.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.