Oito unidades da Embrapa, de quatro estados, estarão presentes na 20ª Expoagro Afubra, apresentando soluções tecnológicas para diversificação produtiva das propriedades rurais. Os resultados da pesquisa da Embrapa estarão em exposição nas vitrines tecnológicas, com demonstração de cultivares e técnicas de manejo para grãos, hortaliças, forrageiras e frutíferas, entre outras. Também na Casa da Embrapa, haverá um espaço institucional com publicações sobre vários temas e atendimento ao público interessado nas inovações desenvolvidas.
Neste ano, novidades são apresentadas principalmente na área de hortaliças. É o caso da cultivar de batata BRS F183 Potira, lançada em novembro de 2021, que se destaca pelas características de duplo propósito (indústria e in natura) e pelo alto potencial produtivo – acima de 50 toneladas por hectare.
Além disso, uma nova variedade de cebola, a BRS Prima, com previsão para lançamento em maio de 2022, estará sendo mostrada no evento. O material já está com oferta pública de licenciamento para os produtores interessados em multiplicar e comercializar sementes básicas.
Publicidade
LEIA MAIS: Com foco na inovação, começa a 20ª Expoagro Afubra
Outra novidade é o laboratório móvel da Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele estará presente pela primeira vez no evento junto ao estande da Embrapa.
A ideia é reproduzir a estrutura do laboratório, com materiais e equipamentos para classificação vegetal, diagnóstico animal e demonstração de análises de produtos, como o leite, ao público. A Rede LFDA é responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais que compõem a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária federal.
Publicidade
Neste ano, a Embrapa ainda assina contrato de renovação com a Afubra nesta quarta-feira, 23, às 13 horas. As instituições já são parceiras desde a primeira edição do evento. O objetivo do termo, além de garantir a participação da Embrapa na Expoagro até 2026, é promover a instalação de 35 unidades demonstrativas no parque, capacitação de agentes multiplicadores e prospecção de novas demandas para a pesquisa.
LEIA MAIS: Em clima de retomada: veja programação e detalhes da 20ª Expoagro Afubra
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.