Cultura e Lazer

Embarque imediato: neste sábado

Este sábado chegou com um convite irrecusável para uma belíssima viagem pelas letras. Bastava se dirigir à Livraria e Cafeteria Iluminura (Marechal Floriano, esquina com Borges de Medeiros, no centro de Santa Cruz do Sul), a partir das 9h30. Lá esteve, o santa-cruzense Aidir Parizzi Júnior. Na oportunidade, ele lançou, com sessão de autógrafos, seu novo livro, Embarque imediato: um mundo de descobertas e incertezas, sob o selo da editora BesouroBox, a mesma de sua estreia, com Mar incógnito, em 2021.

LEIA MAIS: O texto de Aidir: um repouso para a alma

Na nova obra, Aidir dá continuidade aos registros das centenas de viagens que já realizou para quase todas as regiões do planeta. Aos 51 anos, está vinculado a uma multinacional britânica, e há 13 anos reside no Reino Unido. Formado em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é especialista em Termodinâmica pela Universidade Técnica de Moscou.

Publicidade

Por conta de compromissos profissionais, viaja com frequência para os mais variados países, e ainda alia a essa agenda os passeios que faz, sozinho ou em família, para conhecer novas culturas. Tem por hábito transformar em texto suas descobertas, e há cerca de três anos compartilha com os leitores da Gazeta do Sul alguns de seus relatos. Eles são publicados na seção Pelo Mundo, na página 2 do Magazine, e parcela dessa produção resultou em seu primeiro livro. Da mesma forma, agora pereniza mais algumas de suas reflexões no segundo volume.

Embarque imediato oferece 250 páginas de conteúdo riquíssimo, no qual transparecem os temas de interesse de Aidir. O professor Elenor Schneider, que assina a apresentação, o define à perfeição: “Com Aidir, visitamos museus, igrejas, cemitérios, obras do homem e da natureza, sempre sob um ponto de vista sagaz, pessoal, mas certeiro nas suas avaliações”, refere. “Embarque imediato é o seu passaporte, leitor. Aproveite para viajar pelo mundo, conduzido pela mão segura de alguém que sabe unir trabalho, cultura, saber, tudo na medida certa de textos agradáveis e recheados de informação.”

LEIA TAMBÉM: Lançado livro com resgate da história do Marechal

Publicidade

De texto em texto, Aidir nos convida, nessa viagem, a conhecer lugares, paisagens, histórias, do presente e do passado, uma vez que está sempre apoiado na sólida bibliografia que leva em sua própria bagagem. Dos Estados Unidos, onde se inicia a jornada (passando por Chicago, Boston, Alasca, Utah, Texas), uma ponte aérea leva a Dubrovnik, na Croácia, e então segue-se pelo leste europeu para depois fazer conexões em Paris, Roma, Pompeia, Assis. Novos carimbos no passaporte são obtidos na Grécia, na Noruega e na Islândia, para então descer à África (Angola, Moçambique, Nigéria, Gana, África do Sul, e de volta ao Egito). Após guinada rumo ao mundo árabe e ao Oriente Médio (Omã, Istambul), vem um sobrevoo sobre as imensidões da Ásia (Índia, Japão, Pequim, Xangai, Sichuan, Xinjiang, Xiam, Macau, Singapura, Bangkok).

Ao fim, em pouso seguro, o leitor sai simplesmente extasiado! E muito, mas muito enriquecido em termos culturais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.