Embaixador de Portugal no Brasil percorre a região

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos, cumpriu agenda nessa sexta-feira no Vale do Rio Pardo. A articulação para a visita ocorreu por meio da vice-cônsul de Portugal no Rio Grande do Sul, Maria Filipa Carvalho da Silva Mendonça, com a participação do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Estado, Marco Antônio Borba. Na quinta-feira, o embaixador havia sido recebido pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, para estreitar o relacionamento bilateral e possibilidades de cooperação.

Antes de assumir o cargo, em janeiro deste ano, Faro Ramos, de 59 anos, era presidente do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Como embaixador, já havia atuado em Cuba e na Tunísia. Na formação acadêmica, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa. Desde então, sempre trabalhou na área diplomática.

LEIA MAIS: Embaixador de Portugal realiza visita à região nesta sexta

Publicidade

A primeira parada foi em General Câmara, para a inauguração da Rota Açoriana, uma iniciativa que promete estimular o turístico na vila histórica de Santo Amaro do Sul, às margens do Rio Jacuí. A localidade conta com prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como a Igreja Matriz, de 1787. O representante do governo português estava acompanhado da esposa, a embaixatriz Maria Cristina de Araújo Lopes Ramos.

Em Rio Pardo, foi recepcionado no Centro Regional de Cultura, um prédio histórico que serviu de casa de caridade e escola militar. Faro Ramos demonstrou conhecimento sobre a edificação, construída entre 1848 e 1882, ao citar uma passagem em que o então aluno Getúlio Dornelles Vargas, presidente do Brasil futuramente, ingressou no prédio a cavalo, inclusive subindo as escadas para o segundo piso. O presidente Eurico Gaspar Dutra foi outro aluno famoso da instituição.

Faro Ramos exaltou o caminho percorrido pelos colonizadores açorianos e elogiou a iniciativa regional de preservação do patrimônio histórico. “O país que não honra o passado terá um futuro mais pobre. Vejo com muita estima e carinho essa busca pela preservação das raízes açorianas. Iniciativas culturais como essa são importantes para potencializar as relações entre Brasil e Portugal”, destacou.

Publicidade

O prefeito Edivilson Meurer Brum entregou uma cesta para o embaixador com produtos de Rio Pardo. Para ele, a visita de Faro Ramos é uma oportunidade de fortalecimento dos laços com os precursores portugueses. “Ele nos brinda com a sua presença. É um grande momento para nós. Rio Pardo mantém a cultura portuguesa viva. É uma relíquia do Brasil. O imperador Dom Pedro II esteve na cidade em 1846 e 1865, fato que nos orgulha muito também. Aqui na Tranqueira Invicta, as tropas espanholas foram barradas e não avançaram sobre as terras portuguesas”, ressaltou.

NA UNISC
Para encerrar o tour, a comitiva foi recepcionada pela reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer. O embaixador conheceu os projetos desenvolvidos em parceria com Portugal no TecnoUnisc. Outro fato que chamou a atenção de Faro Ramos é a característica comunitária da Unisc, uma instituição que agrega a comunidade regional e contribui para a produção e disseminação de conhecimento.

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense desenvolve projeto teatral em Portugal

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.