Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Emater/RS-Ascar realiza rodada de reuniões de microrregião

Iniciou na segunda-feira, 21, no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul, a rodada de reuniões microrregionais na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade. Participaram da atividade os extensionistas da microrregião quatro, composta pelos municípios de Boqueirão do Leão, Passo do Sobrado, Mato Leitão, Venâncio Aires, General Câmara, Vale Verde, Sinimbu e Santa Cruz do Sul, bem como os gerentes regionais Lucia Souza e Carlos Corrêa da Rosa, os assistentes técnicos regionais e os gerentes estaduais Técnico e de Planejamento, Valmir Netto Wegner e Flávio Calcanhoto, respectivamente.

De acordo com o gerente de planejamento, as reuniões já ocorreram nos 12 escritórios regionais, sendo agora realizadas nas microrregiões e nos escritórios municipais da Instituição, com vistas a assegurar a unicidade do fluxo do processo de planejamento. “O planejamento vem para auxiliar, uma ferramenta útil no desenvolvimento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, a ATERS. Com isso, queremos qualificar a ação extensionista junto ao público assistido, qualificando o planejamento das ações e a utilização dos recursos”, frisou Calcanhoto.

A supervisora, Marines Book, apresentou as atividades consideradas prioritárias na microrregião, sendo destacados os trabalhos na área da segurança e soberania alimentar, bovinocultura de leite, agroindústria, olericultura e crédito rural. Em seguida, as equipes presentes realizaram a exposição de uma das ações desenvolvidas com as famílias assistidas em seus municípios de atuação. “Pelos trabalhos apresentados podemos ver que nossos extensionistas se importam com as famílias, indo além da assistência técnica. E é isso que nós queremos. Temos que contribuir com a garantia de renda da família e a diminuição da penosidade do trabalho para o agricultor”, frisou o gerente técnico, Valmir Netto Wegner.

Publicidade

O processo de planejamento obedece ao cronograma do Plano Anual de Trabalho Institucional, sendo encerrado nas microrregiões administrativas da Emater/RS-Ascar até o fim do mês de setembro, e final do mês do outubro para a etapa municipal, com a postagem do planejamento no Sistema de Planejamento Institucional (Sisplan). Após a finalização dessas etapas, o Plano será finalizado e entregue para a avaliação do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) para que entre em vigência a partir de 1º de janeiro de 2016.

A gerente regional, Lucia Souza, destacou a importância de proporcionar a troca de conhecimento entre os extensionistas. “É um oportunidade para discutir ideias e trocar experiências, de valorizar o trabalho do campo e dos extensionistas e realizar o planejamento de ações para capacitar as equipes municipais, buscando melhor atender ao agricultor”, frisou Lucia. Na oportunidade, os gestores municipais anunciaram a nova distribuição das microrregiões, que a partir de agora passarão a ser três. “Com essa nova distribuição visamos otimizar o trabalho”, conclui Lucia. As reuniões de planejamento serão realizadas durante toda a semana, contemplando todas as unidades municipais da região administrativa de Soledade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.